segunda-feira, 27 de abril de 2009

Vitrina - O segredo!

Cultivei o hábito de observar os detalhes de cada uma das vitrinas que passo em frente. Fiz um curso de Vitrine e Impacto Visual. Hoje sinto-me mais exigente em relação ao assunto e, quero compartilhar um pouco da experiência!
Definição
Uma vitrina (do francês vitrine) é um espaço envidraçado dentro de uma loja, onde são dispostos produtos para venda de tal forma, que possam ser vistos da rua pelos transeuntes. Geralmente, no caso de lojas de roupas, as vitrinas ostentam também manequins em seu interior. Por sua fragilidade e simbolismo, durante protestos e manifestações, as vitrinas se tornam alvos preferenciais para vândalos. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitrine).
A Mudança
No Estado de Rondônia ocorreram mudanças significativas no que diz repeito ao avanço das vitrinas. Quando cheguei há quinze anos atrás as portas de aço existiam em vários estabelecimentos, as portas de ferro com vidros e aquela "famosa" massa de que durava uma eternidade para secar e depois, para retirar, somente com martelos, eram os tons que determinavam o visual. Aos poucos, com a saída de alguns empresários para visitar outras regiões e a chegada de profissionais da área, à arquitetura recebeu novos layouts com tons modernos e que valorizam o produto.
A Chegada do Vidro
As portas de ferro com vidro foram aos poucos substituidas pelo vidro (blindex - que é a marca) e os produtos foram mais valorizados. As frentes das lojas receberam mais sofisticação através das pinturas, formatos, design e novos layouts.
Com o visual sofisticado os produtos precisam receber mais destaque e são necessárias algumas providências. Não adianta produzir uma vitrina espetacular no aspecto visual, se o produto, não for posicionado corretamente na mesma.
Nas cidades do interior e na capital do Estado de Rondônia as lojas já estão livres das portas de ferro com vidro, porém por causa do nível de criminalidade em alguns bairros alguns já usam proteções que sobrepõem as vitrinas de (blindex). O perigo de furtos nas noites prejudicam a beleza das lojas em alguns lugares.
Objetivo da Vitrina
Quando uma empresa expõe seus produtos numa vitrina está informando que deseja vender o que há de novo, de moda, de coleção e para tanto precisa valorizar o produto ou produtos (o que não deve ser a loja toda, como fazem algumas). O primeiro a vender o produto é a vitrina. Ela inicia o processo de despertar desejo nos transeuntes. Quem passa precisa ficar encantado com o que vê na vitrina. Se houver um amontoado de produtos expostos, não atrai o consumidor e com isso desperdiça a possibilidade de vender mais.
Erros mais Comuns
Existem erros que explicam porque os produtos, não são observados ou, não chamam à atenção dos consumidores. Os produtos que vão para a vitrina devem ser previamente selecionados, separados e preparados. Vou citar alguns erros cometidos diariamente:
  • Muitos produtos no mesmo espaço fisico (amontoados) sem definição de qual produto é o destaque. Tem que haver um destaque, algo que chame à atenção.
  • Produtos no caso de roupas da mesma cor e vários modelos. No máximo quatro cores. O importante são os modelos, pois as cores serão trabalhadas pelo consultor dentro da loja. Outros modelos, variações de cores, tamanho, etc.
  • Iluminação - no shopping existem empresas que dão um verdadeiro show, quando iluminam de forma excluiva o seu produto principal. Em outros casos a iluminação tem sido verdadeiras catástrofes, ao ponto de apagarem as luzes quando a loja fecha ao término do expediente. Algumas concessionárias de carros e motos fazem isso (economizar) dizem alguns. Lojas de confecção e calçados pecam ao extremo nesse aspecto. É necessário valorizar um produto em todos os ângulos possíveis.
  • Excessos de preços na vitrina - os preços devem ficar discretamente no produto. Etiquetas feitas de cartolinas e outros materiais impróprios tiram a beleza do produto.
  • Adesivos muito grandes na parte frontal da vitrina - alguns lojistas usam a parte nobre para destacar o preço e esquecem dos produtos. Mas se não está vendendo? Vamos colocar um outdoor na frente da loja? Negativo! Use a estratégia e a criatividade para atrair os clientes.
  • Fundos na vitrina - não se usa mais fazer aqueles fundos para evitar mostrar o interior da loja. Ao contrário a loja deve ser exposta através da vitrina e os produtos expostos parte do contexto geral da loja.
  • Produtos desconexos - acho impressionante ver as bolsas expostas acima de 1,80 metros de altura. Sapatos na linha da cabeça, colares e missangas lançadas ao chão da vitrina.

Dependendo do tipo de produto que a empresa comercialize, deve tomar um cuidado para não destoar do ambiente. Vou dar um exemplo: Fui a uma loja de roupas masculinas em dois ambientes, sendo, esporte e social. Os móveis que abrigavam os produtos sociais estavam harmonizados com as roupas sociais, como calças, gravatas, camisas, meias, cintos, ternos e sapatos. As roupas esportes estavam no mesmo tipo de móvel, sem jovialidade, sem destaque e destoando do ambiente mais apropriado para o masculino social.

Quais os Itens Importantes na Vitrina?

Uma vitrina é o ponto alto de qualquer empresa, portanto deve merecer cuidados especiais. Vamos a eles:

  • Um profissional para cuidar da vitrina - os (as) empresários (as) devem procurar junto às Associações Comerciais, SEBRAE e CDLs de suas cidades e contratarem cursos específicos sobre o assunto.
  • Após a habilitação nos cursos deixar essas pessoas usarem a criatividade.
  • Aproveitar as épocas sazonais e desenvolver vitrinas temáticas (dia das mães, dos pais, dos namorados, natal) com ousadia.
  • Iluminação é fundamental para o tipo de produto que vai expor. Temas mais clássicos como roupas sociais e jóias devem ser lâmpadas spots e incandescentes, não muito próximas para evitar queimar os produtos.
  • Descubra o ponto da vitrina. Calcular qual o fluxo de passagem de sua empresa. De onde os veículos vêm, da direita para esquerda ou vise-versa? Ou os dois? Passa mais veículos ou pessoas? Ou ambos? Se for no shopping? É frontal as avenidas internas ou é esquina? Cada detalhe influencia em como vai posicionar o produto. Que destaque vai dar a ele, que tipo de iluminação o produto precisa?
  • Expor somente os produtos que deseja chamar à atenção. Se a vitrina for muito grande, pode explorar uma quantidade maior, do contrário, expor produtos que sejam o "carro-chefe".
  • Manter constatemente limpa. Evite os resíduos dos adesivos.
  • Não se "entregue" através da vitrina - busque a discrição em relação aos anúncios. Muitos anunciam seu estado financeiro pelo tamanho das placas, adesivos e avisos de PROMOÇÃO.
  • Evite o clássico erro de PROMOÇÃO 5o% de DESCONTO! Isso é liquidação do estoque, nunca promoção. Use: PREÇOS 50% MAIS BAIXOS! ou PREÇOS COM 70% de DESCONTO! Você está reduzindo PREÇOS.
  • Sua vitrina é seu vendedor de luxo e, para tanto, invista!

O Reflexo

As empresas refletem seus donos. A preocupação com pequenos e grandes detalhes, como o planejamento dos produtos, com o treinamento dos funcionários, a iluminação no interior das lojas, com a limpeza, a mudança do show room, o local onde o cliente bebe à água e o café, as garrafas e as seções previamente sinalizados. Isso denota preocupação em ATENDER e TRATAR bem.

Não permita que sua empresa reflita o contrário do que abordamos nesse assunto.

Quando passo pelas ruas e observo as vitrinas, percebo o quanto elas refletem seus donos, o quanto elas poderiam fazer e vender para os seus investidores, mas paro e penso rápido, eles não perceberam que podem.

Concluindo...

Observaram o quanto podemos acertar ou errar? É tão simples ser referência nos nossos negócios, basta olhar de forma crítica e inovar rápido. O slogan da GM é "Andando na Frente". Qual é o seu?

Se pensar em abrir uma empresa, independente de segmento, planeje e acerte no alvo.

Sucesso!

Simplismente Inove!

Nenhum comentário:

Postar um comentário