- Muitos produtos no mesmo espaço fisico (amontoados) sem definição de qual produto é o destaque. Tem que haver um destaque, algo que chame à atenção.
- Produtos no caso de roupas da mesma cor e vários modelos. No máximo quatro cores. O importante são os modelos, pois as cores serão trabalhadas pelo consultor dentro da loja. Outros modelos, variações de cores, tamanho, etc.
- Iluminação - no shopping existem empresas que dão um verdadeiro show, quando iluminam de forma excluiva o seu produto principal. Em outros casos a iluminação tem sido verdadeiras catástrofes, ao ponto de apagarem as luzes quando a loja fecha ao término do expediente. Algumas concessionárias de carros e motos fazem isso (economizar) dizem alguns. Lojas de confecção e calçados pecam ao extremo nesse aspecto. É necessário valorizar um produto em todos os ângulos possíveis.
- Excessos de preços na vitrina - os preços devem ficar discretamente no produto. Etiquetas feitas de cartolinas e outros materiais impróprios tiram a beleza do produto.
- Adesivos muito grandes na parte frontal da vitrina - alguns lojistas usam a parte nobre para destacar o preço e esquecem dos produtos. Mas se não está vendendo? Vamos colocar um outdoor na frente da loja? Negativo! Use a estratégia e a criatividade para atrair os clientes.
- Fundos na vitrina - não se usa mais fazer aqueles fundos para evitar mostrar o interior da loja. Ao contrário a loja deve ser exposta através da vitrina e os produtos expostos parte do contexto geral da loja.
- Produtos desconexos - acho impressionante ver as bolsas expostas acima de 1,80 metros de altura. Sapatos na linha da cabeça, colares e missangas lançadas ao chão da vitrina.
Dependendo do tipo de produto que a empresa comercialize, deve tomar um cuidado para não destoar do ambiente. Vou dar um exemplo: Fui a uma loja de roupas masculinas em dois ambientes, sendo, esporte e social. Os móveis que abrigavam os produtos sociais estavam harmonizados com as roupas sociais, como calças, gravatas, camisas, meias, cintos, ternos e sapatos. As roupas esportes estavam no mesmo tipo de móvel, sem jovialidade, sem destaque e destoando do ambiente mais apropriado para o masculino social.
Quais os Itens Importantes na Vitrina?
Uma vitrina é o ponto alto de qualquer empresa, portanto deve merecer cuidados especiais. Vamos a eles:
- Um profissional para cuidar da vitrina - os (as) empresários (as) devem procurar junto às Associações Comerciais, SEBRAE e CDLs de suas cidades e contratarem cursos específicos sobre o assunto.
- Após a habilitação nos cursos deixar essas pessoas usarem a criatividade.
- Aproveitar as épocas sazonais e desenvolver vitrinas temáticas (dia das mães, dos pais, dos namorados, natal) com ousadia.
- Iluminação é fundamental para o tipo de produto que vai expor. Temas mais clássicos como roupas sociais e jóias devem ser lâmpadas spots e incandescentes, não muito próximas para evitar queimar os produtos.
- Descubra o ponto da vitrina. Calcular qual o fluxo de passagem de sua empresa. De onde os veículos vêm, da direita para esquerda ou vise-versa? Ou os dois? Passa mais veículos ou pessoas? Ou ambos? Se for no shopping? É frontal as avenidas internas ou é esquina? Cada detalhe influencia em como vai posicionar o produto. Que destaque vai dar a ele, que tipo de iluminação o produto precisa?
- Expor somente os produtos que deseja chamar à atenção. Se a vitrina for muito grande, pode explorar uma quantidade maior, do contrário, expor produtos que sejam o "carro-chefe".
- Manter constatemente limpa. Evite os resíduos dos adesivos.
- Não se "entregue" através da vitrina - busque a discrição em relação aos anúncios. Muitos anunciam seu estado financeiro pelo tamanho das placas, adesivos e avisos de PROMOÇÃO.
- Evite o clássico erro de PROMOÇÃO 5o% de DESCONTO! Isso é liquidação do estoque, nunca promoção. Use: PREÇOS 50% MAIS BAIXOS! ou PREÇOS COM 70% de DESCONTO! Você está reduzindo PREÇOS.
- Sua vitrina é seu vendedor de luxo e, para tanto, invista!
O Reflexo
As empresas refletem seus donos. A preocupação com pequenos e grandes detalhes, como o planejamento dos produtos, com o treinamento dos funcionários, a iluminação no interior das lojas, com a limpeza, a mudança do show room, o local onde o cliente bebe à água e o café, as garrafas e as seções previamente sinalizados. Isso denota preocupação em ATENDER e TRATAR bem.
Não permita que sua empresa reflita o contrário do que abordamos nesse assunto.
Quando passo pelas ruas e observo as vitrinas, percebo o quanto elas refletem seus donos, o quanto elas poderiam fazer e vender para os seus investidores, mas paro e penso rápido, eles não perceberam que podem.
Concluindo...
Observaram o quanto podemos acertar ou errar? É tão simples ser referência nos nossos negócios, basta olhar de forma crítica e inovar rápido. O slogan da GM é "Andando na Frente". Qual é o seu?
Se pensar em abrir uma empresa, independente de segmento, planeje e acerte no alvo.
Sucesso!
Simplismente Inove!
Nenhum comentário:
Postar um comentário