Nem tudo é ruim nos meus comentários, e por isso, quero relatar um fato que me chamou atenção quando cheguei na capital do Estado de Rondônia. Havia um comentário geral na cidade de que uma churrascaria no almoço e pizzaria com rodizio de massas a noite era a sensação da cidade.
Então fui convidado a participar de um almoço que seria comemorado um aniversário.
Realmente as noticias eram verdadeiras, o ambiente convidativo a prática de uma boa alimentação, toques de decoração com quadros pintados em óleo sobre tela de artistas regionais, as mesas e cadeiras bem cuidadas, os talheres impecáveis e um tratamento por parte dos funcionários agradabilíssimo.
Vamos percorrer os detalhes de uma empresa que está focada para atender ao cliente.
- Estacionamento para seus clientes nas dependências do estabelecimento. Quando em dias de chuva há um guarda-chuva para dar assistência aos clientes.
- Visual externo atrativo com tons de modernidade e com a marca da empresa na frente na parte superior.
- Recepcionistas para abrir a porta com um sorriso voluntário.
- Uma sala de espera climatizada e com ambiente muito agradável.
- Variedade de pelo menos três ambientes.
- O buffet centralizado com opções em círculo, facilitando o acesso a refeição.
- O espaço entre as mesas plenamente satisfatórios com fácil acesso por parte dos garçons e dos clientes.
- O acesso as mesas merece um toque a mais: Quando os clientes deixam a mesa após ser servirem e pedirem a conta, um grupo de funcionários já previamente treinados limpam a mesa e trocam as toalhas, os talheres e pratos, permitindo os próximos clientes sentarem à mesa sem o incomodo de afastar os pratos e resíduos de comida espalhados pela mesa. Existem carrinhos com pratos, talheres e toalhas sobressalentes.
- No banheiro um som ambiente que diferencia, as louças como pia, vasos e mictórios de primeira qualidade e materiais de limpeza da mesma forma. Um detalhe para a possibilidade de usar um fio dental previamente adequado para o ambiente.
- Os garçons com muita simpatia sorriem com espontaneidade e servem os espetos de carnes nobres.
- No fechamento da conta percebi a rapidez e facilidades de pagamento.
A bem da verdade fiquei impressionado com o que presenciei, saindo do estabelecimento com uma pergunta: De onde eles vieram? Percebi que a capital tinham crescido na qualidade de serviço.
Isso é pleno uso do MARKETING DE SERVIÇOS. Uma empresa que se prepara para atender bem e tratar os clientes com interesse em servi-lo.
Estou nesse comentário trazendo um exemplo que é possivel fazer o melhor com inteligência. O resultado desse trabalho bem feito é o movimento que essa empresa mantém até a presente data, ressaltando a mesma qualidade de serviço prestado.
Se houver alguém que tem o interesse de abrir uma empresa de prestação de serviços indico que antes passe na Avenida Abunã esquina com Rua Getúlio Vargas no bairro São Cristóvão em Porto Velho, no almoço ou no jantar para comer uma massa.
Marketing de Serviços é pensar o fluxo do negócio a favor do seu cliente. Como a empresa vai servir. Isso requer a presença de um profissional de marketing para prestar essa consultoria. Criar o passo-a-passo de como iniciar e terminar o serviço.
Pense nesse caso e siga o exemplo de trabalhar para plena satisfação dos seus clientes.
Simplesmente Inove!
Nenhum comentário:
Postar um comentário