Quantos clientes você tem no seu banco de dados? Fiz essa pergunta para uma empresária do segmento de estética. Sabe qual foi a resposta? Muitos clientes. Repeti a pergunta para um outro empresário do segmento de filtros de purificação de água. Sabe qual foi a resposta? Tenho muitos, mas muitos clientes. Quantos efetivamente são?
Procurei nos dois casos me aprofundar com o objetivo de medir como os pequenos empresários guardam as informações pertinentes aos seus clientes e não foi surpresa ouvir que "temos uma agenda que controlamos todos os nossos clientes".
Quanto vale a informação? No mundo do marketing uma das prioridades é o armazenamento dos dados de cada cliente. As empresas precisam cuidar do histórico de cada cliente, quanto ele compra, o tempo de freqüência, o que ele compra, enfim é necessário monitorar de perto o que acontece com o faturamento. Dai percebemos o quanto se erra em relação a manter clientes.
Existem empresas que gastam somas relevantes em dinheiro para ganhar novos clientes e, não sabem como usar as informações dos que já fazem parte da carteira. Alguns quando questionados enchem a boca e respondem: "x mil clientes" e não sabe o que efetivamente é ativo ou inativo dessa quantidade "altíssima" de clientes.
Quero chamar a sua atenção para um fato que eu constatei. Se você for a uma empresa, seja ela qual for, na sua grande maioria, de acordo com a compra que fizer, não haverá o mínimo de interesse em saber pelo menos o seu nome. Os cadastros que as empresas fazem é exclusivo de quem compra a PRAZO, quem faz o carnê ou preenche as promissórias. Esses são efetivamente enquadrados nos SISTEMAS da empresa. O comprador do a VISTA passa em branco, como se nunca tivesse comprado. Pagou com cartão de crédito, o procedimento é o mesmo.
Quanto vale a sua informação? Quanto você investe para manter seus clientes ativos?
Caminhonetes de força máxima, relógios e bebidas importadas, residencias luxuosas entre outras coisas boas que o dinheiro pode oferecer. Por que não investir na guarda da informação e uso inteligente da mesma para perpetuar ainda mais a permanência no mercado? Não são poucos os que experimentaram os deleites que o dinheiro pode oferecer e hoje padecem de favores, simplesmente porque nunca souberam a importância de guardar as informações daqueles que produzem receitas.
Simplesmente Inove!
Nenhum comentário:
Postar um comentário