sexta-feira, 24 de abril de 2009

Traido pelo Fornecedor

Eu acredito que milhares de clientes passam por situações de traição. O meu caso de traição acorreu alguns meses atrás, quando tomei a iniciativa de comprar um projetor de slides (datashow). São milhões de pessoas que mantem acesso a internet e engrossam as estatísticas de consumidores virtuais, promovendo verdadeira batalha entre as empresas fornecedoras. A quantidade de empresas que se apresentam como as soluções dos nossos problemas é assustadora. Nesse mar de opções pode residir um grave perigo que vou chamar de "traidores de plantão" empresas que ficam a espreita de pessoas despreparadas para comprar pela internet.
Foi nesses corredores que eu entrei, quando acessei um site que visualmente estava perfeito, tinha todos os requisitos que credibilizavam a empresa a vender com segurança. Entrei em contato por telefone, foi prontamente atendido por uma jovem com voz de pessoa dinâmica, pró-ativa, interessada em resolver o meu problema. Continuei a pesquisa, pois queria me certificar de que estaria fazendo um excelente négocio e acima de tudo seguro. Tinha guardado o dinheiro a sete chaves e, portanto, não queria ter perdas caindo no tão chamado "conto do vigário". Após vários dias liguei para empresa para fechar o negócio e resolvi comprar dois itens: 01 pen divre de 2GB, e 01 Home Theater, além do Projetor Epson S4 2000 lummes. Fui prontamente atendido e tratado como um verdadeiro rei com toda sua pompa, a vendedora perguntou como faria o pagamento e eu vaidosamente disse "á vista", então disse ela "o senhor deve fazer o pagamento do boleto no banco X e retornar a ligação para confirmação". Passou o número do pedido, enviou no meu e-mail, confirmei, fui ao banco enfrentei uma fila, paguei e voltei para casa ancioso para informar o pagamento, retornei a ligação e voltei a falar com a "super atendente", quando a mesma me informou o prazo de entrega dos produtos, contratamos o frete light que prescrevia uma somatória de até 08 dias, com o número do pedido poderia fazer o rastreamento. Fui dormir sonhando com a chegada do produto.
Os oito dias de prazo estouraram e liguei ancioso, quando não mais encontrei a tão prestativa atendente e ai começou um martírio de inúmeras ligações, fala com o supervisor que não está, mas daqui a pouco ele retorna. Liga, pedem o numero do pedido, confirma, vai sair até sexta-feira para os correios entregar, conta mais os dias, e assim foram 64 dias para receber os produtos.
A traição ocorreu em três etapas:
  1. Os produtos previamente combinados via pedido, não existiam no estoque. O home theater esgotou na promoção, o pen drive de 2GB estava em fase de faturamento com o fornecedor e o projetor a EPSON estava mudando de modelo.
  2. Os prazos de entrega foram quebrados, por causa dos produtos que não existiam no estoque.
  3. Quando entregaram estava faltando o pen drive. No lugar do home theater fui obrigado a receber um MP4 de 2GB. O pen drive chegou 15 dias após. A nota não era fiscal, apenas uma nota de venda.

Conforme o site www.reclameaqui.com.br/indices/7871/stopplay-comercio-e-distribuicao-de-eletro de reclamações na internet eles lideram disparados como campeões e continuam vendendo da mesma forma. Os preços são muito atrativos http://www.stopplay.com.br/ mas na verdade são golpistas que estão de prontidão para enganar as pessoas.

O que me chama atenção é que continuo recebendo os anúncios com as propagandas enganosas. O caso aqui citado é escabroso e no marketing isso é fatal para a permanência no mercado. Trair o consumidor com propostas mentirosas é o chamado "tiro pela culatra".

Existem milhares de casos de todos os gêneros, mas os que desejam abrir uma empresa devem pensar com cuidado as formas de não trair o consumidor. Os consumidores procuram os fornecedores, acreditando que as suas necessidades serão satisfeitas. As pessoas depositam sonhos, finanças e muita emoção na maioria das aquisições, por mais, que sejam pequenas aos nossos olhos.

No marketing é necessário que a ética seja priorizada nas transações de bens de consumo ou na prestação de serviços, do contrário as ações que foram programadas para benefício da empresa, redundam em prejuízos.

Esse texto foi produzido com o objetivo de ajudar pessoas a não caírem no conto da beleza do site, formatos bonitos e atrativos, preços formidáveis em comparação a grande maioria. Faça uma pesquisa cuidadosa e não se apresse em comprar e evite a euforia com prazos chamados de especiais.

Existem empresas idôneas que trabalham com o foco voltado para os clientes e muitas delas, não param de crescer, somando um número cada vez maior de novos clientes satisfeitos com os produtos e serviços. Ser fornecedor requer um planejamento e logística para atender bem e gerar encantamento.

Aprenda a lição e não engrosse as filas dos ludibriados.

Simplesmente Inove!

Nenhum comentário:

Postar um comentário