terça-feira, 21 de abril de 2009

Caos no Atendimento

Sou uma pessoa que analiso cada empresa que visito, ou mesmo que passe pela frente e perceba uma vitrina. Não deixo passar quase nada. Minha esposa diz que, não vou mudar o mundo com minhas observações, mas eu insisto no fato de que, se nós não tomarmos posição de informar aos nossos(as) empresários (as), eles (as) não terão muita opção de mudança.

Por onde passo e a cada conversa que tenho com pessoas nas filas diárias na capital que vivo, sejam elas em bancos, drogarias, padarias, supermercados entre outras, ouço atentamente ao que é falado. O ponto máximo de críticas recai no tal ATENDIMENTO.

Por várias horas fico questionando o por quê?

Há pouco mais de seis meses foi inaugurado um shopping em nossa capital. Já visitei quase todas as lojas e fiquei estarrecido com o nível de tratamento que as pessoas oferecem aos seus "possíveis" ou "potenciais" clientes. É de um despreparo fenomenal. Diga-se de passagem, não sou o único a ter percebido tal catástrofe, a reclamação é: o péssimo atendimento em algumas lojas. Fui constatar in loco esse mal atendimento. Entrei numa loja de roupas e fui diretamente a seção de moda masculina e quando fixei o olhar nos produtos, percebi  que as calças sociais e camisas estavam amarrotadas, algumas delas com o colarinho sujo, o que foi um choque, pois a loja está bem posicionada e tem amplas instalações.

Precisamos entender que o atendimento precede o tratamento. Então vamos deixar claro que o atendimento envolve o como a loja espera o cliente - entrada, piso, clima, vendedores, produtos expostos corretamente, preços, divisões de seções, acesso no interior da loja. O tratamento é de responsabilidade de quem faz a abordagem - o vendedor (consultor, profissional de negócios, etc), o caixa, o gerente o até mesmo o dono da empresa.

Pergunta: Onde está o problema? Como vamos melhorar esse Atendimento? Você tem alguma dica ou receita de sucesso?

Vou deixar uma pequena lista como exemplo:
  • A entrada (vitrina) é fundamental para atrair o potencial cliente. Os produtos devem ser valorizados no primeiro instante. Deve chamar atenção sem provocar poluição.
  • Os corredores de acesso aos produtos precisam ser pensados, pois a mobilidade do cliente dentro da loja facilita o seu bem estar e maior tempo de permanência no local.
  • O ambiente climatizado é fundamental para manter o cliente interessado no produto. A região norte é quente por excelência;
  • A exposição dos produtos nas prateleiras, nos armários, nas bancas ou nas araras devem ser previamente pensado em harmonia com o tipo ou tipos de produtos que a empresa comercializa. Evitar que o cliente corra algum risco dentro da loja por motivos de inadequação dos produtos expostos;
  • Posição do caixa deve ser estratégico, e isso, depende dos produtos e do tamanho da loja;
  • Preparo dos profissionais de atendimento e vendas. A abordagem pode impedir que o cliente queira prosseguir o seu tour pelas seções. Treinamento é fundamental e deve ser constante, pois o comportamento de pessoas mudam e os fatores regionais têm peso nesse item.
  • Após atender,  tratar e vender para o cliente, o serviço de pós vendas é estratégico para fidelizá-lo. Mesmo que compra seja à vista, desenvolva um método para captar as informações necessárias e fazer uso das mesmas de forma inteligente e estratégica. 
Esses são pontos que vão fazer diferença nas suas vendas.

Simplesmente Inove!

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