quarta-feira, 29 de abril de 2009

Terceira Idade - Um Nicho de Mercado!

A nossa população está ficando mais velha a cada ano e com isso as necessidades são latentes. A cada dia as pessoas vão percebendo que querem viver mais e aproveitar os anos que as deixam mais experientes com qualidade de vida.

O termo de "Terceira Idade" está ja recebeu um novo nome, o de "melhor idade". Esse nicho de mercado além de ser crescente, não somente no Brasil, como no restante do planeta têm se mostrado uma excelente fonte de faturamento. Leiam parte dessa reportagem do Jornal do Commercio - RJ dia 15 de Fevereiro de 2005 por Vinicius Neder:

Acompanhando o crescimento da população maior de 65 anos, a oferta de crédito para aposentados sofre incremento. Segundo a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), nos últimos sete meses do ano passado, foram R$ 345 milhões emprestados para aposentados do Estado do Rio. Indicativo de que o potencial de consumo dessa parcela da população só aumenta, fomentando bom mercado para pequenos empresários.Até mesmo segmentos tradicionais começam a olhar com mais atenção para a população de terceira idade.
Isso é apenas uma parcela que foi relatada há quatro anos na capital do Rio de Janeiro. De 2005 a 2009 esse quadro sofreu alteração em todo o país. Esse mercado é consumidor em áreas como serviços e diga-se de passagem, continua consumindo. É uma parcela da população que passou a consumir outros produtos com mais freqüência e os serviços são fundamentais para atender esse público.
Vários negócios podem ser montados e preparados para atender esse mercado consumidor, entre eles estão:
  • Academia somente para mulheres;
  • Agencia de Viagens - Pacotes especiais para terceira idade;
  • Escola de Danças;
  • Escola de Natação;
  • Escola de Informática;
  • Academia de Yoga;
  • Bar e Restaurante;

Existem outros serviços que podem ser oferecidos e que merecem atenção especial. Um mercado crescente deve receber cuidados e a terceira idade vem num crescente galopante e movimenta milhões de reais. Abrir espaço para o entretenimento desse mercado tem sido um excelente negócio.

Nossas empresas devem se preparar melhor para atender esse mercado da terceira idade ou "melhor idade". Entre os segmentos que precisam ficar atentos está o de MEDICAMENTOS que consomem uma boa fatia dos rendimentos dos aposentados e pensionistas que formam a grande população de idosos em nosso país. Disponibilizar pessoas com habilidades no relacionamento e comunicação, não fará mal algum, além de facilitar o acesso nas entradas das farmácias e drogarias.

Crie, inove e seja um águia e não deixe passar essa oportunidade.

Simplesmente Inove!

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Vitrina - O segredo!

Cultivei o hábito de observar os detalhes de cada uma das vitrinas que passo em frente. Fiz um curso de Vitrine e Impacto Visual. Hoje sinto-me mais exigente em relação ao assunto e, quero compartilhar um pouco da experiência!
Definição
Uma vitrina (do francês vitrine) é um espaço envidraçado dentro de uma loja, onde são dispostos produtos para venda de tal forma, que possam ser vistos da rua pelos transeuntes. Geralmente, no caso de lojas de roupas, as vitrinas ostentam também manequins em seu interior. Por sua fragilidade e simbolismo, durante protestos e manifestações, as vitrinas se tornam alvos preferenciais para vândalos. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitrine).
A Mudança
No Estado de Rondônia ocorreram mudanças significativas no que diz repeito ao avanço das vitrinas. Quando cheguei há quinze anos atrás as portas de aço existiam em vários estabelecimentos, as portas de ferro com vidros e aquela "famosa" massa de que durava uma eternidade para secar e depois, para retirar, somente com martelos, eram os tons que determinavam o visual. Aos poucos, com a saída de alguns empresários para visitar outras regiões e a chegada de profissionais da área, à arquitetura recebeu novos layouts com tons modernos e que valorizam o produto.
A Chegada do Vidro
As portas de ferro com vidro foram aos poucos substituidas pelo vidro (blindex - que é a marca) e os produtos foram mais valorizados. As frentes das lojas receberam mais sofisticação através das pinturas, formatos, design e novos layouts.
Com o visual sofisticado os produtos precisam receber mais destaque e são necessárias algumas providências. Não adianta produzir uma vitrina espetacular no aspecto visual, se o produto, não for posicionado corretamente na mesma.
Nas cidades do interior e na capital do Estado de Rondônia as lojas já estão livres das portas de ferro com vidro, porém por causa do nível de criminalidade em alguns bairros alguns já usam proteções que sobrepõem as vitrinas de (blindex). O perigo de furtos nas noites prejudicam a beleza das lojas em alguns lugares.
Objetivo da Vitrina
Quando uma empresa expõe seus produtos numa vitrina está informando que deseja vender o que há de novo, de moda, de coleção e para tanto precisa valorizar o produto ou produtos (o que não deve ser a loja toda, como fazem algumas). O primeiro a vender o produto é a vitrina. Ela inicia o processo de despertar desejo nos transeuntes. Quem passa precisa ficar encantado com o que vê na vitrina. Se houver um amontoado de produtos expostos, não atrai o consumidor e com isso desperdiça a possibilidade de vender mais.
Erros mais Comuns
Existem erros que explicam porque os produtos, não são observados ou, não chamam à atenção dos consumidores. Os produtos que vão para a vitrina devem ser previamente selecionados, separados e preparados. Vou citar alguns erros cometidos diariamente:
  • Muitos produtos no mesmo espaço fisico (amontoados) sem definição de qual produto é o destaque. Tem que haver um destaque, algo que chame à atenção.
  • Produtos no caso de roupas da mesma cor e vários modelos. No máximo quatro cores. O importante são os modelos, pois as cores serão trabalhadas pelo consultor dentro da loja. Outros modelos, variações de cores, tamanho, etc.
  • Iluminação - no shopping existem empresas que dão um verdadeiro show, quando iluminam de forma excluiva o seu produto principal. Em outros casos a iluminação tem sido verdadeiras catástrofes, ao ponto de apagarem as luzes quando a loja fecha ao término do expediente. Algumas concessionárias de carros e motos fazem isso (economizar) dizem alguns. Lojas de confecção e calçados pecam ao extremo nesse aspecto. É necessário valorizar um produto em todos os ângulos possíveis.
  • Excessos de preços na vitrina - os preços devem ficar discretamente no produto. Etiquetas feitas de cartolinas e outros materiais impróprios tiram a beleza do produto.
  • Adesivos muito grandes na parte frontal da vitrina - alguns lojistas usam a parte nobre para destacar o preço e esquecem dos produtos. Mas se não está vendendo? Vamos colocar um outdoor na frente da loja? Negativo! Use a estratégia e a criatividade para atrair os clientes.
  • Fundos na vitrina - não se usa mais fazer aqueles fundos para evitar mostrar o interior da loja. Ao contrário a loja deve ser exposta através da vitrina e os produtos expostos parte do contexto geral da loja.
  • Produtos desconexos - acho impressionante ver as bolsas expostas acima de 1,80 metros de altura. Sapatos na linha da cabeça, colares e missangas lançadas ao chão da vitrina.

Dependendo do tipo de produto que a empresa comercialize, deve tomar um cuidado para não destoar do ambiente. Vou dar um exemplo: Fui a uma loja de roupas masculinas em dois ambientes, sendo, esporte e social. Os móveis que abrigavam os produtos sociais estavam harmonizados com as roupas sociais, como calças, gravatas, camisas, meias, cintos, ternos e sapatos. As roupas esportes estavam no mesmo tipo de móvel, sem jovialidade, sem destaque e destoando do ambiente mais apropriado para o masculino social.

Quais os Itens Importantes na Vitrina?

Uma vitrina é o ponto alto de qualquer empresa, portanto deve merecer cuidados especiais. Vamos a eles:

  • Um profissional para cuidar da vitrina - os (as) empresários (as) devem procurar junto às Associações Comerciais, SEBRAE e CDLs de suas cidades e contratarem cursos específicos sobre o assunto.
  • Após a habilitação nos cursos deixar essas pessoas usarem a criatividade.
  • Aproveitar as épocas sazonais e desenvolver vitrinas temáticas (dia das mães, dos pais, dos namorados, natal) com ousadia.
  • Iluminação é fundamental para o tipo de produto que vai expor. Temas mais clássicos como roupas sociais e jóias devem ser lâmpadas spots e incandescentes, não muito próximas para evitar queimar os produtos.
  • Descubra o ponto da vitrina. Calcular qual o fluxo de passagem de sua empresa. De onde os veículos vêm, da direita para esquerda ou vise-versa? Ou os dois? Passa mais veículos ou pessoas? Ou ambos? Se for no shopping? É frontal as avenidas internas ou é esquina? Cada detalhe influencia em como vai posicionar o produto. Que destaque vai dar a ele, que tipo de iluminação o produto precisa?
  • Expor somente os produtos que deseja chamar à atenção. Se a vitrina for muito grande, pode explorar uma quantidade maior, do contrário, expor produtos que sejam o "carro-chefe".
  • Manter constatemente limpa. Evite os resíduos dos adesivos.
  • Não se "entregue" através da vitrina - busque a discrição em relação aos anúncios. Muitos anunciam seu estado financeiro pelo tamanho das placas, adesivos e avisos de PROMOÇÃO.
  • Evite o clássico erro de PROMOÇÃO 5o% de DESCONTO! Isso é liquidação do estoque, nunca promoção. Use: PREÇOS 50% MAIS BAIXOS! ou PREÇOS COM 70% de DESCONTO! Você está reduzindo PREÇOS.
  • Sua vitrina é seu vendedor de luxo e, para tanto, invista!

O Reflexo

As empresas refletem seus donos. A preocupação com pequenos e grandes detalhes, como o planejamento dos produtos, com o treinamento dos funcionários, a iluminação no interior das lojas, com a limpeza, a mudança do show room, o local onde o cliente bebe à água e o café, as garrafas e as seções previamente sinalizados. Isso denota preocupação em ATENDER e TRATAR bem.

Não permita que sua empresa reflita o contrário do que abordamos nesse assunto.

Quando passo pelas ruas e observo as vitrinas, percebo o quanto elas refletem seus donos, o quanto elas poderiam fazer e vender para os seus investidores, mas paro e penso rápido, eles não perceberam que podem.

Concluindo...

Observaram o quanto podemos acertar ou errar? É tão simples ser referência nos nossos negócios, basta olhar de forma crítica e inovar rápido. O slogan da GM é "Andando na Frente". Qual é o seu?

Se pensar em abrir uma empresa, independente de segmento, planeje e acerte no alvo.

Sucesso!

Simplismente Inove!

domingo, 26 de abril de 2009

Tá com sede? Vai pro Deserto!

Eu recebi essa pérola do meu grande amigo Jorge André da cidade de Balneário Camboriú. Ele têm acompanhado diariamente meu blog e têm sido o meu divulgador na sua região. Após ler o texto, não pude deixar de compartilhar com os amigos leitores, talvez alguém já tenha lido, mas nunca é demais adicionar uma pitadinha de entusiasmo e fazer uma re-leitura de nossa situação.

“Um pai e um filhote camelo estavam à toa, quando de repente o filhote camelo perguntou”:

- Papai, papai, por que os camelos têm corcova?

E o pai respondeu: - Bem, meu filhotinho, nós somos animais do deserto, precisamos das corcovas para reservar água e por isso mesmo somos conhecidos por sobreviver sem água.
E o filhote camelo continuou: - Certo, e por que nossas pernas são longas e nossas patas arredondadas?

E o pai todo orgulhoso respondeu: - Certamente elas são assim para permitir caminhar no deserto. Sabe, com essas pernas nós podemos nos movimentar pelo deserto melhor do que qualquer um!

- Então, papai, porque nossos cílios são tão longos? De vez em quando eles atrapalham minha visão.

- Meu filhote! Esses cílios longos e grossos são como uma proteção para nossos olhos quando atingidos pela areia e pelo vento do deserto! É uma espécie de capa protetora para nossos olhos.

E o filhote camelo conclui: - Se a corcova é para armazenar água enquanto cruzamos o deserto, as pernas para caminhar através do deserto e os cílios para proteger nossos olhos da areia do deserto, então, o que estamos fazendo aqui no zoológico?”.

Eu poderia dizer que existem muitos vendedores com talentos, habilidades, conhecimentos, experiências e potencial para alcançar resultados superiores, mas que não o fazem porque todas essas competências só seriam úteis se eles estivessem no lugar certo. “Mas quem vai se preocupar com deserto se temos uma sombra para nos encostarmos?” – pensariam alguns. Será mesmo?

Se o deserto é uma região inóspita, árdua e implacável para qualquer animal, o que dirá para um vendedor como eu ou você. No zoológico, o camelo tem comida, bebida, segurança, proteção, veterinário, não precisa fazer nada e ninguém vai incomodá-lo pelo resto da vida. Algo muito parecido com a zona de conforto que invariavelmente criamos em nossos escritórios, empresas, casas e vidas, ou quando estamos numa posição de líder, sem ninguém para nos ameaçar.
Se você tem salário, casa, lazer, comida e roupa lavada, por que se preocupar com a travessia do deserto, certo? Não! Mil vezes não. O problema do zoológico não é ficar enclausurado todos os dias, mas acordar alguma manhã e perceber que não tem mais veterinário, funcionário para colocar a comida e bebida, nem expectadores para pagar o ingresso. E isso acontece exatamente quando aparecem mais concorrentes, os clientes somem e as oportunidades escasseiam. Daí, de uma hora para outra, o zoológico maravilhoso vira um deserto de oportunidades, mercados, compradores e comissões.
Você que está agora sentado em sua confortável cadeira, esperando o cliente ligar e implorar pelo seu produto, ainda acha que será assim para sempre? Se você passar muito tempo acomodado em sua jaula ou mesa, vai acabar se esquecendo para que servem suas corcovas, pernas longas, patas arredondadas e cílios grandes. Responda-me: qual foi a última vez que você leu um livro de vendas, fez algum curso, treinamento ou investiu em sua capacitação?

Se você não se cuida, será atropelado pelos que já estão caminhando no árduo deserto das vendas, mas alcançando resultados superiores, porque se adaptaram e desenvolveram mais competências e resistências do que você. Vamos amigos! Em qualquer mercado deserto existe um oásis de oportunidades e clientes esperando por você. Abra novos caminhos. Sei que você enfrenta várias objeções, resistências, respostas negativas, vendas perdidas e frustrações, mas morrerá mais rapidamente quem não se preparar para elas, desistir ou perder a fé.

Portanto, aprenda com o filhote e não fique aí parado, esperando pela comida e bebida fácil.

Pegue você mesmo a chave e abra sua jaula. Você trancado e jogaram a chave fora? Faça um buraco e passe por baixo. Mas, saia de sua zona de conforto. Alguém já disse: “Roubaram meu queijo!”. Agora afirmo: Roubaram também minha água! Pior do que sede de água é ter sede e fome de vendas! Não fique aí parado. (Texto em azul é do e-mail recebido).

Para os que estão acomodados no "zoológico da vida" é bom sair da "jaula". Quantas empresas esperam seus clientes e não percebem que deixaram de ir já faz tempo. Procuraram outras alternativas e figuram simplesmente com o nome do "cadastro de clientes". Há anos que, não compram uma única arruela e o empresário acredita que ainda é seu cliente.

Caia na real e pare de ficar se iludindo com números exorbitantes de clientes que compraram e que, não compram mais.

Ao invés de ficar esperando o cliente comprar, antecipe-se nas suas necessidades, vá até ele, pergunte o que deseja e tome a dianteira antes que os concorrentes o faça. Milhares de empresas estão sofrendo desse mal, o de "ficar esperando", podem estar decretando suas falências sem perceber.

Avance, crie , inove seu negócio para sua própria sobrevivência!

Obrigado Jorge e muito sucesso!

Simplesmente Inove!

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Traido pelo Fornecedor

Eu acredito que milhares de clientes passam por situações de traição. O meu caso de traição acorreu alguns meses atrás, quando tomei a iniciativa de comprar um projetor de slides (datashow). São milhões de pessoas que mantem acesso a internet e engrossam as estatísticas de consumidores virtuais, promovendo verdadeira batalha entre as empresas fornecedoras. A quantidade de empresas que se apresentam como as soluções dos nossos problemas é assustadora. Nesse mar de opções pode residir um grave perigo que vou chamar de "traidores de plantão" empresas que ficam a espreita de pessoas despreparadas para comprar pela internet.
Foi nesses corredores que eu entrei, quando acessei um site que visualmente estava perfeito, tinha todos os requisitos que credibilizavam a empresa a vender com segurança. Entrei em contato por telefone, foi prontamente atendido por uma jovem com voz de pessoa dinâmica, pró-ativa, interessada em resolver o meu problema. Continuei a pesquisa, pois queria me certificar de que estaria fazendo um excelente négocio e acima de tudo seguro. Tinha guardado o dinheiro a sete chaves e, portanto, não queria ter perdas caindo no tão chamado "conto do vigário". Após vários dias liguei para empresa para fechar o negócio e resolvi comprar dois itens: 01 pen divre de 2GB, e 01 Home Theater, além do Projetor Epson S4 2000 lummes. Fui prontamente atendido e tratado como um verdadeiro rei com toda sua pompa, a vendedora perguntou como faria o pagamento e eu vaidosamente disse "á vista", então disse ela "o senhor deve fazer o pagamento do boleto no banco X e retornar a ligação para confirmação". Passou o número do pedido, enviou no meu e-mail, confirmei, fui ao banco enfrentei uma fila, paguei e voltei para casa ancioso para informar o pagamento, retornei a ligação e voltei a falar com a "super atendente", quando a mesma me informou o prazo de entrega dos produtos, contratamos o frete light que prescrevia uma somatória de até 08 dias, com o número do pedido poderia fazer o rastreamento. Fui dormir sonhando com a chegada do produto.
Os oito dias de prazo estouraram e liguei ancioso, quando não mais encontrei a tão prestativa atendente e ai começou um martírio de inúmeras ligações, fala com o supervisor que não está, mas daqui a pouco ele retorna. Liga, pedem o numero do pedido, confirma, vai sair até sexta-feira para os correios entregar, conta mais os dias, e assim foram 64 dias para receber os produtos.
A traição ocorreu em três etapas:
  1. Os produtos previamente combinados via pedido, não existiam no estoque. O home theater esgotou na promoção, o pen drive de 2GB estava em fase de faturamento com o fornecedor e o projetor a EPSON estava mudando de modelo.
  2. Os prazos de entrega foram quebrados, por causa dos produtos que não existiam no estoque.
  3. Quando entregaram estava faltando o pen drive. No lugar do home theater fui obrigado a receber um MP4 de 2GB. O pen drive chegou 15 dias após. A nota não era fiscal, apenas uma nota de venda.

Conforme o site www.reclameaqui.com.br/indices/7871/stopplay-comercio-e-distribuicao-de-eletro de reclamações na internet eles lideram disparados como campeões e continuam vendendo da mesma forma. Os preços são muito atrativos http://www.stopplay.com.br/ mas na verdade são golpistas que estão de prontidão para enganar as pessoas.

O que me chama atenção é que continuo recebendo os anúncios com as propagandas enganosas. O caso aqui citado é escabroso e no marketing isso é fatal para a permanência no mercado. Trair o consumidor com propostas mentirosas é o chamado "tiro pela culatra".

Existem milhares de casos de todos os gêneros, mas os que desejam abrir uma empresa devem pensar com cuidado as formas de não trair o consumidor. Os consumidores procuram os fornecedores, acreditando que as suas necessidades serão satisfeitas. As pessoas depositam sonhos, finanças e muita emoção na maioria das aquisições, por mais, que sejam pequenas aos nossos olhos.

No marketing é necessário que a ética seja priorizada nas transações de bens de consumo ou na prestação de serviços, do contrário as ações que foram programadas para benefício da empresa, redundam em prejuízos.

Esse texto foi produzido com o objetivo de ajudar pessoas a não caírem no conto da beleza do site, formatos bonitos e atrativos, preços formidáveis em comparação a grande maioria. Faça uma pesquisa cuidadosa e não se apresse em comprar e evite a euforia com prazos chamados de especiais.

Existem empresas idôneas que trabalham com o foco voltado para os clientes e muitas delas, não param de crescer, somando um número cada vez maior de novos clientes satisfeitos com os produtos e serviços. Ser fornecedor requer um planejamento e logística para atender bem e gerar encantamento.

Aprenda a lição e não engrosse as filas dos ludibriados.

Simplesmente Inove!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Marketing de Serviços - Caso Casa Bella

Nem tudo é ruim nos meus comentários, e por isso, quero relatar um fato que me chamou atenção quando cheguei na capital do Estado de Rondônia. Havia um comentário geral na cidade de que uma churrascaria no almoço e pizzaria com rodizio de massas a noite era a sensação da cidade.

Então fui convidado a participar de um almoço que seria comemorado um aniversário.

Realmente as noticias eram verdadeiras, o ambiente convidativo a prática de uma boa alimentação, toques de decoração com quadros pintados em óleo sobre tela de artistas regionais, as mesas e cadeiras bem cuidadas, os talheres impecáveis e um tratamento por parte dos funcionários agradabilíssimo.

Vamos percorrer os detalhes de uma empresa que está focada para atender ao cliente.
  • Estacionamento para seus clientes nas dependências do estabelecimento. Quando em dias de chuva há um guarda-chuva para dar assistência aos clientes.
  • Visual externo atrativo com tons de modernidade e com a marca da empresa na frente na parte superior.
  • Recepcionistas para abrir a porta com um sorriso voluntário.
  • Uma sala de espera climatizada e com ambiente muito agradável.
  • Variedade de pelo menos três ambientes.
  • O buffet centralizado com opções em círculo, facilitando o acesso a refeição.
  • O espaço entre as mesas plenamente satisfatórios com fácil acesso por parte dos garçons e dos clientes.
  • O acesso as mesas merece um toque a mais: Quando os clientes deixam a mesa após ser servirem e pedirem a conta, um grupo de funcionários já previamente treinados limpam a mesa e trocam as toalhas, os talheres e pratos, permitindo os próximos clientes sentarem à mesa sem o incomodo de afastar os pratos e resíduos de comida espalhados pela mesa. Existem carrinhos com pratos, talheres e toalhas sobressalentes.
  • No banheiro um som ambiente que diferencia, as louças como pia, vasos e mictórios de primeira qualidade e materiais de limpeza da mesma forma. Um detalhe para a possibilidade de usar um fio dental previamente adequado para o ambiente.
  • Os garçons com muita simpatia sorriem com espontaneidade e servem os espetos de carnes nobres.
  • No fechamento da conta percebi a rapidez e facilidades de pagamento.
A bem da verdade fiquei impressionado com o que presenciei, saindo do estabelecimento com uma pergunta: De onde eles vieram? Percebi que a capital tinham crescido na qualidade de serviço.

Isso é pleno uso do MARKETING DE SERVIÇOS. Uma empresa que se prepara para atender bem e tratar os clientes com interesse em servi-lo.

Estou nesse comentário trazendo um exemplo que é possivel fazer o melhor com inteligência. O resultado desse trabalho bem feito é o movimento que essa empresa mantém até a presente data, ressaltando a mesma qualidade de serviço prestado.

Se houver alguém que tem o interesse de abrir uma empresa de prestação de serviços indico que antes passe na Avenida Abunã esquina com Rua Getúlio Vargas no bairro São Cristóvão em Porto Velho, no almoço ou no jantar para comer uma massa.

Marketing de Serviços é pensar o fluxo do negócio a favor do seu cliente. Como a empresa vai servir. Isso requer a presença de um profissional de marketing para prestar essa consultoria. Criar o passo-a-passo de como iniciar e terminar o serviço.

Pense nesse caso e siga o exemplo de trabalhar para plena satisfação dos seus clientes.

Simplesmente Inove!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

O que fazer com a Informação?

Quantos clientes você tem no seu banco de dados? Fiz essa pergunta para uma empresária do segmento de estética. Sabe qual foi a resposta? Muitos clientes. Repeti a pergunta para um outro empresário do segmento de filtros de purificação de água. Sabe qual foi a resposta? Tenho muitos, mas muitos clientes. Quantos efetivamente são?

Procurei nos dois casos me aprofundar com o objetivo de medir como os pequenos empresários guardam as informações pertinentes aos seus clientes e não foi surpresa ouvir que "temos uma agenda que controlamos todos os nossos clientes".

Quanto vale a informação? No mundo do marketing uma das prioridades é o armazenamento dos dados de cada cliente. As empresas precisam cuidar do histórico de cada cliente, quanto ele compra, o tempo de freqüência, o que ele compra, enfim é necessário monitorar de perto o que acontece com o faturamento. Dai percebemos o quanto se erra em relação a manter clientes.

Existem empresas que gastam somas relevantes em dinheiro para ganhar novos clientes e, não sabem como usar as informações dos que já fazem parte da carteira. Alguns quando questionados enchem a boca e respondem: "x mil clientes" e não sabe o que efetivamente é ativo ou inativo dessa quantidade "altíssima" de clientes.

Quero chamar a sua atenção para um fato que eu constatei. Se você for a uma empresa, seja ela qual for, na sua grande maioria, de acordo com a compra que fizer, não haverá o mínimo de interesse em saber pelo menos o seu nome. Os cadastros que as empresas fazem é exclusivo de quem compra a PRAZO, quem faz o carnê ou preenche as promissórias. Esses são efetivamente enquadrados nos SISTEMAS da empresa. O comprador do a VISTA passa em branco, como se nunca tivesse comprado. Pagou com cartão de crédito, o procedimento é o mesmo.

Quanto vale a sua informação? Quanto você investe para manter seus clientes ativos?

Caminhonetes de força máxima, relógios e bebidas importadas, residencias luxuosas entre outras coisas boas que o dinheiro pode oferecer. Por que não investir na guarda da informação e uso inteligente da mesma para perpetuar ainda mais a permanência no mercado? Não são poucos os que experimentaram os deleites que o dinheiro pode oferecer e hoje padecem de favores, simplesmente porque nunca souberam a importância de guardar as informações daqueles que produzem receitas.

Simplesmente Inove!

Marketing no Futebol - Uma Evolução!

Durante muitos anos acompanho o futebol no Brasil. Nascido no Rio de Janeiro frequentei o Maracanã e outros pequenos estádios de futebol, diga-se de passagem, fui sócio do Bonsucesso F.C., que por sinal há muitos anos não ouço falar. Vi os uniformes serem modificados de uma forma gradativa. Década de 70 e 80 os calções eram curtos e mostravam as pernas dos jogadores que se tornavam evidência, a exemplo foram as pernas do então goleiro Emerson Leão (Seleção Brasileira, Palmeiras, Vasco da Gama). Nas camisas somente os emblemas dos clubes, a marca do fabricante do uniforme  e os números que confirmavam as suas posições.

Muito bem, o tempo passou e as empresas com uma visão comercial de longo prazo iniciaram os investimentos e começaram a explorar os espaços nos uniformes dos clubes, que por sinal foi uma redenção financeira para muitos deles, pois permitem o uso da marca em seus uniformes e em contrapartida recebem somas expressivas em dinheiro e benefícios.

Uma jogada inteligente, pois o futebol tem um mercado-alvo específico, que movimenta as massas, para o marketing é o ideal. Informar, implantar, colocar a MARCA na cabeça e no gosto das pessoas. Os publicitários e profissionais de marketing perceberam um ponto importante no fator EMOCIONAL que movimenta o mercado-alvo e com isso facilita a venda da marca.

Os uniformes ganharam o status de pequenos outdoors ambulantes que massificam várias marcas ao mesmo tempo. As empresas que transmitem os jogos, vivem uma guerra para esconder algumas marcas, mas é uma avalanche de informações disparadas num único momento. Alguns jogadores ja lançam seus números com base na numerologia, segundo especialistas interferem no rendimento do atleta. Isso virou uma febre mundial e as numerações, não obedecem os critérios antigos de numeração por posições. Até os árbitros de futebol carregam marcas em seus uniformes, além das mais variadas cores, fugindo do padrão da cor preta tradicionalmente usada.

O que me chama atenção é que o marketing esportivo cresce a cada dia e ganha espaços que outrora, não eram explorados. As empresas inteligentes investem nas suas marcas em públicos específicos e o futebol é uma excelente alternativa. Muitos atletas de várias modalidades podem e devem receber incentivo, tais como: judô, handebol, natação, capoeira, entre outros tipos de esportes. O Brasil fala em Olimpíada, mas a mentalidade ainda é jurássica.

Pense nessa evolução e quem sabe tenha condições de investir em pessoas que fazem a diferença!

Simplesmente Inove!

Aprendiz 6 - Lições de Marketing

No dia programa APRENDIZ 6 com Roberto Justus do dia 21 de abril ficou claro como o marketing deve ser trabalhado. Uma equipe chamada BEST programou exatamente pra quem vender os dez itens que lhes foram colocados para vender com suas devidas margens. Por outro lado a equipe MAXXI foi tomada por desespero e saiu a vender os mesmos produtos de forma desordenada. O resultado foi uma esmagadora vitória da equipe BEST que superou em 47% a outra equipe com a mesma quantidade de itens vendidos, sendo nove para cada uma, restando somente um item para cada equipe que não conseguiu vender no tempo estabelecido.

Esse resultado e o espelho de nossas empresas, quem planeja suas ações e busca o seu mercado-alvo com inteligência têm os seus resultados satisfatórios. Abrir um negócio e não saber para quem deseja vender é o que mais está diante de nossos olhos.

Sou fã do programa do Roberto Justus e acredito que ajuda a desenvolver uma visão mais comercial, além das aulas de marketing que são produzidas em cada programa com a participação dos aprendizes.

E as nossas vendas como estão? Como você prepara sua venda, sua apresentação, seu negócio, sua empresa?

Dica dos três itens essenciais para uma boa venda:
  1. CARACTERÍSTICAS -Informe sobre o máximo de itens a respeito do seu produto ou serviço tipo: peso, medida, tamanho, cor, espessura, etc... (isso informa o que é o seu produto).
  2. BENEFÍCIOS - Informe ao seu cliente o que o seu produto traz de benefícios com o uso. Ex: "reduz 20% na sua energia", "aumenta o faturamento em x%" (as pessoas gostam de levar vantagem).
  3. DIFERENCIAIS - Os outros são bons, mas o seu é EXCELENTE. Ex: Sua marca é consolidada, os colaboradores são treinados pela indústria, prestamos assistência permanente, etc...

Faça aplicação e boa sorte!

Simplesmente Inove!

terça-feira, 21 de abril de 2009

Caos no Atendimento

Sou uma pessoa que analiso cada empresa que visito, ou mesmo que passe pela frente e perceba uma vitrina. Não deixo passar quase nada. Minha esposa diz que, não vou mudar o mundo com minhas observações, mas eu insisto no fato de que, se nós não tomarmos posição de informar aos nossos(as) empresários (as), eles (as) não terão muita opção de mudança.

Por onde passo e a cada conversa que tenho com pessoas nas filas diárias na capital que vivo, sejam elas em bancos, drogarias, padarias, supermercados entre outras, ouço atentamente ao que é falado. O ponto máximo de críticas recai no tal ATENDIMENTO.

Por várias horas fico questionando o por quê?

Há pouco mais de seis meses foi inaugurado um shopping em nossa capital. Já visitei quase todas as lojas e fiquei estarrecido com o nível de tratamento que as pessoas oferecem aos seus "possíveis" ou "potenciais" clientes. É de um despreparo fenomenal. Diga-se de passagem, não sou o único a ter percebido tal catástrofe, a reclamação é: o péssimo atendimento em algumas lojas. Fui constatar in loco esse mal atendimento. Entrei numa loja de roupas e fui diretamente a seção de moda masculina e quando fixei o olhar nos produtos, percebi  que as calças sociais e camisas estavam amarrotadas, algumas delas com o colarinho sujo, o que foi um choque, pois a loja está bem posicionada e tem amplas instalações.

Precisamos entender que o atendimento precede o tratamento. Então vamos deixar claro que o atendimento envolve o como a loja espera o cliente - entrada, piso, clima, vendedores, produtos expostos corretamente, preços, divisões de seções, acesso no interior da loja. O tratamento é de responsabilidade de quem faz a abordagem - o vendedor (consultor, profissional de negócios, etc), o caixa, o gerente o até mesmo o dono da empresa.

Pergunta: Onde está o problema? Como vamos melhorar esse Atendimento? Você tem alguma dica ou receita de sucesso?

Vou deixar uma pequena lista como exemplo:
  • A entrada (vitrina) é fundamental para atrair o potencial cliente. Os produtos devem ser valorizados no primeiro instante. Deve chamar atenção sem provocar poluição.
  • Os corredores de acesso aos produtos precisam ser pensados, pois a mobilidade do cliente dentro da loja facilita o seu bem estar e maior tempo de permanência no local.
  • O ambiente climatizado é fundamental para manter o cliente interessado no produto. A região norte é quente por excelência;
  • A exposição dos produtos nas prateleiras, nos armários, nas bancas ou nas araras devem ser previamente pensado em harmonia com o tipo ou tipos de produtos que a empresa comercializa. Evitar que o cliente corra algum risco dentro da loja por motivos de inadequação dos produtos expostos;
  • Posição do caixa deve ser estratégico, e isso, depende dos produtos e do tamanho da loja;
  • Preparo dos profissionais de atendimento e vendas. A abordagem pode impedir que o cliente queira prosseguir o seu tour pelas seções. Treinamento é fundamental e deve ser constante, pois o comportamento de pessoas mudam e os fatores regionais têm peso nesse item.
  • Após atender,  tratar e vender para o cliente, o serviço de pós vendas é estratégico para fidelizá-lo. Mesmo que compra seja à vista, desenvolva um método para captar as informações necessárias e fazer uso das mesmas de forma inteligente e estratégica. 
Esses são pontos que vão fazer diferença nas suas vendas.

Simplesmente Inove!

O Descontrole no Banco de Dados

Há vários meses atrás precisei comprar uma roupa de formatura para meu filho e procurei uma empresa especializada em roupas de crianças na cidade de Porto Velho (RO). Fui atendido e após a compra efetuada a vendedora pediu para anotar o meu e-mail. Segundo ela seria para informar sobre possiveis promoções futuras. Inicialmente forneci e nunca mais retornei aquela loja.

Observem o anuncio que recebi no meu e-mail depois de vários meses:

OLA MAMÃE!!!
VENHA CONFERIR NOSSAS COLEÇÕES OUTONO/INVERNO
TEMOS: BOTAS, CASACOS, CONJUNTOS E MODINHA PARA DEIXAR SEUS FILHOS MAIS LINDOS.
Parcelamos em até 4 x.
Desc de 10% a vista .
GRATAS
xxxxxxx E xxxxxxxx (Donas da Loja) 20 Mar 2009.

Perceberam a confusão? Chamaram-me de MAMÃE. Imaginem como eu fiquei? Enviei a resposta e até hoje, não recebi qualquer retorno por parte da empresa.

Iguais a essa creio que devem existir milhares......

São furos que marcam o faturamento de uma empresa. Na verdade abrem uma coluna para implementarmos uma rotina que falaremos insistentemente: TREINAMENTO!

Espero que você não passe por tal situação. O descontrole é uma das causas mortis das empresas no Brasil.

Simplesmente Inove!

Introdução - O Objetivo do Blog

O objetivo desse blog é colocar o marketing como principal ferramenta de uso, tanto na empresa, quanto no dia-a-dia de uma pessoa que deseja fazer sucesso.

Vou relatar periodicamente as pérolas que acontecem no cotidiano de quem atende e vende. Trazer a tona o que de fato está acontecendo no atendimento das empresas e como o marketing está evoluindo no mundo.

Informar como as empresas aplicam seu "marketing" para manter e conquistar novos clientes. 

Como elas investem no capital humano para serem competitivas no mercado.

Vou trazer dicas de marketing para aplicação diária e citar os renomados expoentes do marketing no mundo.

O blog está aberto para pedido de sugestões em determinados assuntos que estejam relacionados ao marketing. 

O marketing está presente em todas as áreas de nossas vidas!

Use-o!