terça-feira, 19 de maio de 2009

Receita para Vendas: A Comunicação Plena!

Introdução...

A cada dia que passa os sistemas são mais perfeitos em relação a VENDER MAIS. Programas são desenvolvidos para que as equipes vendam mais, encantem mais, proporcionem satsisfação completa dos clientes. Os Ss do governo trabalham com MÉTODOS eficazes que permitem aos ALUNOS aprenderem em tempo recorde as mais novas TÉCNICAS DE VENDAS

Observo as empresas de treinamento ofertando cursos que podem melhorar a performace profissional com descontos fantásticos, promovendo a informação mais recente no mercado. Ando pelas ruas e avenidas e os bares estão cheios, os shoppings com as praças de alimentação lotadas e os estacionamentos disputados a cada metro. Os shows de finais de semana arrebatam multidões, nos carnavais fora de época e outros programas mais e seus "abadás". Tudo isso é o mundo encantado das vendas. 

Por onde passam as vendas? Creio que essa pergunta poucos fazem, pois o mais importante é o faturamento. Como faturar mais? Todo mundo quer essa receita, mas quantos investem para que isso ocorra? Desde o vendedor de bananas em sua banca as grandes empresas multinacionais.

O mercado está aberto para que todos possam tirar proveito e comer sua fatia. Um certo dia estava comendo uma torrada e havia um prato posto na mesa e ao morder a torrada, cairam algumas migalhas no fundo prato e como bom marketólogo, associei ao fato de que, cada mercado têm os que comem as fatias maiores e os que ficam com as migalhas. Quem come as migalhas, quando as mesmas caem de nossas mesas? As formigas!

Analisando...

Precisamos investir em COMUNICAÇÃO! O vendedor ou profissional de vendas precisa dominar às ferramentas que fazem à diferança. Um dos grandes segredos para vender mais está na comunicação plena dos profissionais de vendas e atendimento. 

Somos seres que usamos a comunicação de forma inconsciente e, portanto, erramos demasiadamente nas leituras de comportamentos das pessoas, com quem nos relacionamos. O profissional de marketing fica horas a fio estudando, como vender mais para determinado tipo de segmento e prepara todo um plano de marketing com as devidas estratégias e ações, mas se os responsáveis pela ação final com o consumidor, não souber COMUNICAR o que foi planejado, às vendas, não ocorrerão a contento.

Quero deixar dicas para que a comunicação possa ser melhor aplicada:

Dicas...

Divisões da comunicação humana:

55% - Postura Corporal

38% - Sons da Voz

 7% - As Palavras

  • POSTURA CORPORAL - O nosso corpo se movimenta por completo e indica os sinais de estão ocorrendo no nosso sistema cerebral. Através de nossa postura, nos macros e micros comportamentos podemos detectar sem que a outra pessoa perceba, o que ela pensa ou pretende fazer. Quando olhamos para uma pessoa e logo emitimos o conceito de que "não fui com o santo dela", na verdade é fruto de nossa leitura corporal do outro. A Postura Corporal emiti a seguinte pergunta: CONFIO OU NÃO CONFIO? Se não houver confiança o sistema bloqueia os possíveis avanços na comunicação. Se a reposta for positiva o processo de comunicação avança para os outros níveis. Isso tudo em apenas cinco segundos.
  • OS SONS DA VOZ - Os sons que emitimos são responsáveis pela segunda parte de nossa comunicação e com ele avançamos para uma comunicação plena ou não. Tudo isso, porque os sons de nossa voz provocam aceitação ou não nas outras pessoas. A pergunta é: GOSTO OU NÃO GOSTO? Se gostar a comuniação avança, do contrário o bloqueio é natural. Afinal, gostamos de sons que nos fazem bem.
  • AS PALAVRAS - Elas representam somente 7% no processo de comunicação. Isso quer dizer, que o que falamos tem menos peso na comunicação. Na nossas palavras estão contidas alguns idiomas cerebrais e são elas que completam o processo de comunicação plena. Existem situações que as pessoas falam trezentos quilos e, não entendemos trezentos gramas. Isso porque as palavras refletem os idiomas cerebrais. Que são visualês, auditivês e cinestês. 

Isso na verdade é uma grande salada, mas uma vez entendido o processo, os resultados são extraordinários.

As vendas na verdade passam pelo processo de comunicação entre quem vende e quem compra, por isso, existe a necessidade de saber que idioma as pessoas estão falando a todo momento. Quando utilizamos nossa comunicação de forma consciente e diga-se de passagem, não é possivel fazer o tempo inteiro, as conquistas são naturais.


O que as pessoas querem quando se dirigem a uma loja, ou empresa para adquirir um produto ou serviço? Elas querem ser atendidas e correspondidas nos seus idiomas e linguagens corporais e sonoras. Esse misto de informações precisam ser decodificadas, pois cada pessoa emite seus códigos de linguagem cerebral. Uma vez que os profissionais de atendimento e vendas estejam aptos para decifrar os códigos a VENDA está 100% fechada.

Investir em comunicação é um acerto que soma rentabilidade e fidelização na relação com os clientes. As técnicas de vendas, dependem de uma comunicação plena, ou seja, o corpo em movimento, os sons emitidos pela voz e as palavras propriamente ditas. Nesse conjunto reside as mais fortes emoções que são externas pelo corpo através dos sentimentos.

Concluindo...

As empresas que desejam lucrar mais, devem investir em pessoas. Sou advogado da premissa que nas pessoas residem os potenciais de mudanças na era da inovação. Após realizar às leituras dos comportamento humanos, o próprio ser humano se encarrega de provocar mudanças, que são capazes de produzir novas demandas de produtos e serviços. 

Quando pensar em ganhar mais, lucrar mais e vender mais é necessário fazer a leitura de que  o elemento humano é o meio pelo qual se chega aos fins. Sou defensor das tecnologias, da guarda da informação e da beleza do produto ou serviço, mas sem o elemento humano para fazer tudo isso funcionar os investimentos são infrutíferos. A beleza de encantar o cliente, fazê-lo acreditar nas suas palavras, aceitar os tons de sua voz e gostar e entender o jogo da postura corporal é algo que fascina àqueles que amam o marketing e as vendas. 

Por isso, vou deixar mais uma vez a minha receita:

Simplesmente Inove!



Nenhum comentário:

Postar um comentário