Um espaço ocupado a cada metro quadrado da cidade. Sem dúvida a briga entre os titãs da telefonia celular é acirrada. Em cada esquina, nos bares, pontos de ônibus, prédios e etc. Desta forma as companhias telefônicas ocupam os espaços deixados, conquistados ou comprados por somas de dinheiro com o objetivo de colocar na mente do consumidor as campanhas, os conceitos e a filosofia da empresa.
Quem ganha nessa briga? Disputam por milhões de brasileiros que consomem telefonia celular como nunca antes. Um mercado com cifras altíssimas que movimentam bilhões de reais. A cada semana modelos são lançados no mercado e conseguem convencer os consumidores a trocarem de aparelhos que trazem novas e modernas tecnologias. A Claro trabalha para colocar TV nos aparelhos em grande escala, a Oi comprou a Brasil Telecom e já domina no Estado de Rondônia, a VIVO lança mais uma campanha sobre o mundo conectado, a TIM oferece aparelhos de graça, na troca de operadoras e, por ai vão as mudanças no mundo da telefonia.
Fui ao shopping semana passada e, na entrada o portão de acesso já estava com a propaganda da VIVO nas cancelas de acesso ao estacionamento. Não se pode perder tempo, num mercado tão competitivo. Fale de Graça depois das 23:00 horas! Ligue 01 minuto e ganhe 20 de graça! E por ai vão as propagandas em busca de seus consumidores.
O que você faz com a sua marca? Onde ela está? Quanto você pagou para mantê-la viva na cabeça de seus clientes e potenciais consumidores?
Quanto vale sua marca? Como você posiciona sua marca no mercado que está competindo? Seus colaboradores divulgam sua marca?
Eu tenho por hábito, não usar roupas com extravagância de marcas, afinal elas, não me pagam para isso. Vejo uma juventude muito aberta para recepção de marcas. Os jovens gostam de exibir seus tênis da Nike como se fora um troféu. As marcas nas camisas, não ficam atrás. Os bonés são verdadeiros outdoor.
Por que não aproveitar esses divulgadores de marcas e oferecer uma marca diferente e com pretensões de permanência no mercado?
No artigo que escrevi sobre O MARKETING NO BRASIL relato o fato de empresas colocarem suas marcas em uniformes de times, mas quero chamar atenção para o fato de que, não basta somente imprimir uma marca em determinado espaço. É necessário que a marca tenha o seu posicionamento e seus conceitos previamente planejados, como fazem as grandes marcas que acabei de citar. Pensam de forma estratégica e não de forma empírica como temos visto em nosso Estado.
Quer que sua empresa tenha uma marca forte? Invista em planejamento! O conhecimento empírico tem sua parcela de contribuição, mas conduz a somente uma parte co caminho, enquanto o conhecimento técnico completa a jornada.
Na briga entre titãs como você aparece? Como um nanico ou um desconhecido?
Saiba ocupar o espaço que ainda está vago na mente e nos espaços físicos de sua cidade.
Para isso é necessário que:
Simplismente Inove!
Nenhum comentário:
Postar um comentário