quarta-feira, 20 de maio de 2009

Marketing no Brasil

Introdução...

O Brasil é sem dúvida um paraíso tropical. Aqui tudo acontece! Das aberrações de construção de castelo com verbas públicas a democracia popular que elege analfabetos para legislar o que não sabem. Vamos fazer marketing! Usam o marketing para transformar burros em intelectuais da política que comandam parte de nossa nação. Somos um país de homens e mulheres que em meio à crise sabem vender balinhas nos semáforos, nas estações de trens, nas praças e dai por diante. Conseguimos lotar estádios de futebol, quando os norte-americanos ficam em pânico com as bolsas de valores em crise e as indústrias a beira da falência. 

Somos um povo supreendente, pois em crise mundial, conseguimos encher arenas de rodeio quase que o ano inteiro. No inicio do ano às férias estão a pleno vapor, mas o país começa a funcionar depois do carnaval, que movimenta milhões de brasileiros a guardar para gastar. Estamos prestes a findar o primeiro semestre e o Brasil do futebol comemora o inicio do Campeonato Brasileiro e término da Copa do Brasil que consegue em plena quarta-feira 20 de maio levar mais de 68.000 mil pessoas para ver um jogo de futebol no Rio de Janeiro com faturamento na casa de R$ 1.200.000,00 (Um milhão e duzentos mil reais). 

Analisando...

Pode imaginar que país é esse? O nosso Brasil! Proporciona um verdadeiro paraíso para as grandes marcas, grifes de luxo e centenas de empresas que arrecadam milhões de doláres para os seus caixas e deixam o povo falando com celulares de última geração e tênis. Quem dera fosse somente isso, não pára por ai. Somos um mercado consumidor em todas as áreas, tanto de bens de consumo, como serviços. Alimentamos verdadeiras indústrias diariamente que investem no tão conhecido marketing.

Acompanho diariamente as evoluções do marketing no mundo e fico impressionado como ele envolve às empresas e indústrias, quer de bens de consumo ou serviços. Chega a ser avassaladora a força que exerce nas organizações e as somas investidas em marketing. A cada dia uma nova especialidade surge com o nome de marketing, vamos ao exemplo: Marketing Infantil. Existem pessoas que são especialistas em comportamento de crianças e, diga-se de passagem, um excelente mercado consumidor.

Vamos aterrisar em Rondônia...

Após acompanhar o jogo da semi-final do campeonato rondoniense entre Vilhena x Rolim de Moura transmitido com muito entusiasmo pelo narrador da Rede TV o jornalista, apresentador, comentarista político, entrevistador e garoto propaganda Domingues Junior neste domingo 17 de maio de 2009, observei que os times carregam nos uniformes à marca de uma empresa de transporte  que PATROCINA quase todos os times do Estado, oferece os ônibus para deslocamento dos atletas e comissões técnicas. O ônibus entra dentro do estádio e vira um verdadeiro outdoor, pois às câmeras da TV que transmitem é do mesmo grupo da empresa de ônibus e transposte, bem como patrão dos narradores e comentaristas. Isso tudo é marketing. 

Estampar uma marca na camisa é uma forma de fazer marketing, produzir um VT de 30' é marketing também. Tenho acompanhado por quinze anos a evolução e o crescimento do Estado de Rondônia. Há quinze anos, não tínhamos sequer energia elétrica no Estado, exceto na capital, pois os outros municipios eram tocados a motor de óleo diesel. Hoje temos energia elétrica em todos os municípios, uma usina produzindo e duas em fase inicial de construção. Afinal evoluimos, com energia em nossos municípios as cidades cresceram e atrairam novos moradores. Com a expulsão de nossos compatriotas de alguns países da europa e da ásia, repatriamos mão de obra com uma certa "experiência internacional", os dólares e euros foram trazidos e com isso, novos negócios estão em andamento. Isso pode e deve produzir marketing. 

Como está o marketing em Rondônia...

Vou fazer uma comparação básica para que possamos entender à distância:

  • O marketing nos países = Air Bus A380 
  • O marketing no Brasil     = Air Bus A320
  • O marketing em Rondônia = Mono Motor
Gostaria que fosse diferente, mas infelizmente a realidade é exatamente desta forma. Empresas que compram espaços para PROPAGANDAS nas emissoras de televisão e dizem que fazem PUBLICIDADE. Gravam vts de 30', cujo o contéudo é somente exposição de mercadoria e preços com descontos, chamados de PROMOÇÃO. Os vendedores na grande maioria das vezes, não sabem que à empresa colocou uma propaganda na televisão e são pegos de surpresa, quando os clientes chegam querendo comprar os produtos. Quando os EMPRESÁRIOS são procurados para desenvolver campanhas publicitárias com planejamento, afirmam que já fazem MARKETING. Vou rapidamente contar um caso de uma empresa na cidade de Ji-Paraná que para inovar em época de exposição, contratou uma agência de publicidade que produziu um vt com a entrada de um jovem em cima de um cavalo, entrando na loja de confecção e anunciando descontos. Foi algo indizível tal propaganda.

O marketing para ser bem sucedido, não se faz com escorpiões no bolso. Óbvio que, não precisa gastar rios de dinheiro, mas desenvolver um plano de ação com estratégias para os devidos mercados-alvo. Contratar profissionais de marketing e publicitários para desenvolver as marcas com posicionamento estratégico. Embora alguns acreditam que ter uma LOGOMARCA é ter uma MARCA.

Sobre assuntos de marca e logomarca falaremos nos próximos dias aqui no blog.

Concluindo...

O Brasil tem avançado na prática do marketing, pois com a presença de empresas multinacionais que determinam seus ritmos dentro do nosso mercado interno, os profissionais da área de marketing crescem velozmente para atingir excelentes padrões internacionais. O mundo da Web tem sido uma área que o nosso país tem crescido e já determinado tendências mundiais como os melhores designers em produção de website. O mundo não é somente internet e, portanto, devemos nos preparar diariamente e fazer leituras dos mercados locais para percebermos as reais mudanças de comportamentos e oferecermos produtos e serviços para satisfação das reais necessidades e desejos.

Aos que insistem em enviar mala direta de produtos de razão para cães, gatos e peixes, para pessoas que não possuem essas três classes de consumidores, deixo uma dica: Contratem um profissional de marketing.

Minha receita é diária:

Simplesmente Inove!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário