sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O que esperamos de um atendimento

Depois de um longo inverno estou de volta para minhas postagens sobre o mercado de consumo no varejo.

Tenho experimentado os mais variados pratos de atendimento e cada dia me convenço de que precisa melhorar muito. Na verdade eu é quem considero que haja necessidade de melhorias, mas será que o pseudo empresário está focado nisso?

Fico me remoendo por dentro a cada experiência de atendimento que passo. Se alguém quisesse uma opinião sobre o atendimento em Porto Velho capital de Rondônia eu diria que é algo a ser trabalhado com muito ardor. Os pseudos empresários que se consideram os MEGA STAR pouco sabem sobre o que de fato é um atendimento.

Vou comentar o que considero fundamental numa relação entre empresa - cliente, pois o mais interessado é a empresa, por isso, EMPRESA - CLIENTE, e não o contrário.

Vamos pensar em alguns pontos que são importantes e que são relevantes para desempenho de um ATENDIMENTO:


ESTACIONAMENTO: Como é a disposição do seu estacionamento? Ele atende aos clientes ou potenciais clientes? Ou estamos falando de uma empresa que não se preocupou com esse detalhe. Na grande maioria do mercado varejista esse não é um fato importante. Temos que levar em conta que nem todos podem ter um estacionamento exclusivo para sua clientela. Mas os que podem fazer devem se planejar para proporcionar uma abordagem impactante a quem deixa em seus cofres o capital para a sobrevivência. No ESTACIONAMENTO começa uma relação de confiança e preocupação da empresa para com o seu cliente, pois no ESTACIONAMENTO o cliente deixa seu bem, que muitas das vezes fora conquistado com suor e trabalho. Quando a empresa pensa nisso de forma antecipada eleva o nível de expectativa que cliente em relação ao que ele espera da empresa. O ESTACIONAMENTO gera ideia de SEGURANÇA, CONFORTO e até de STATUS para alguns.


INSTALAÇÕES: Elas são o retrato de uma empresa, seja de que natureza for. Uma empresa de PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS tem no seu contexto intrínseco a necessidade de ORGANIZAÇÃO, pois quem contrata um serviço ESPERA algo a mais de quem vai prestar o serviço. Dependendo do serviço o nível de expectativa é altíssimo e é necessário que haja um cuidado nas instalações físicas de uma empresa. Entre eles a porta de entrada, deve estar impecável, no caso de vitrinas o cuidado deve ser dobrado, pois a mesma, espelha a imagem de um produto e principalmente a organização e limpeza.

Se você chegar em um banheiro de uma empresa e perceber que o vaso está limpo com produtos que geram "cheiro de limpeza", papel higiênico em seu recipiente adequado, uma pia limpa com sabonete líquido de qualidade, papel toalha de fino acabamento e seu recipiente, piso limpo e higienizado e espelho limpo, além de uma iluminação clara. Pode parecer muito pensar desta forma, mas não o é. Quanto vale um cliente no decorrer de vários anos se esse cliente consome e gera lucros para a empresa? Imaginem o quadro que pintei, sendo o contrário? Você voltaria a comprar ou seria cliente com pretensões bem distantes de um banheiro dos horrores. Entrar lá? Nunca. Voltando para o lado bom, o inconsciente dá um crédito para a empresa na relação de compra do produto ou serviço.
Uma empresa que cuida do banheiro, vai cuidar dos meus negócios, do meu dinheiro, ou vai me vender qualidade.

* EQUIPE DE TRATAMENTO: Aqui está o cerne da questão relacionada ao ATENDIMENTO. Uma equipe de pessoas treinadas para o atendimento é o grande diferencial nos dias atuais, onde os produtos são muito próximos em termos de qualidade e matéria prima. A EQUIPE faz a diferença em todos os aspectos, ao ponto de levar a empresa para a glória ou para a extinção total.

Não vai adiantar o empresário investir no melhor estacionamento, instalações de fino acabamento e banheiros excepcionais, se a sua equipe for um desastre. E necessário investir nas pessoas para que o chamado "capital humano" seja um diferencial competitivo no mercado globalizado. Quanto mais conhecimento sua equipe absorver, mais ela poderá decidir sobre as melhores opções para os seus clientes. Pessoas treinadas são mais produtivas e geram lucros, enquanto as não treinadas geram prejuízo. Uma equipe qualificada e focada produz perpetuidade a empresa.

Imaginem pensar nessas coisas como uma prioridade. Apesar de básicas e elementares, pouco se vê na prática o que acabei de citar. Infelizmente encontramos quadros que chegam a ser macabros em relação ao ATENDIMENTO e TRATAMENTO com os clientes.

Pensem como atendemos e tratamos aqueles que geram lucros mês a mês no decorrer de vários anos? Muitas das vezes as empresas se quer procuram saber o seu nome, mas você compra semanalmente no mesmo lugar.

Eu e você esperamos o mínimo numa relação comercial, mas nem esse mínimo é oferecido por aqueles que dizem ser empresários.

Eu espero um lugar limpo, com facilidade de acesso, um ambiente interno agradável com pessoas dispostas e interessadas em tratar com pessoas. Simples não?

Sucesso..

Nenhum comentário:

Postar um comentário