sexta-feira, 13 de abril de 2012

Necessidades Diárias I

Estamos acostumados a não prestar atenção aos detalhes em detrimento de situações macros. No dia a dia do consumo de varejo é necessário prestar bem atenção sobre o que está ao nosso lado e que pode fazer a diferença para consumo e mercantilizar. Somos o mercado e o alimentamos todos os dias.

Trabalhei na empresa ARISCO no ano de 1992 na cidade de São Paulo e por força do destino e da função, não me ative ao fato de que estava dentro de uma PRODUTORA DE SUPRIMENTOS para as NECESSIDADES DIÁRIAS. Como Assistente de Tesouraria fui consumido pela rotina que era dura e não permitia raciocinar além das fronteiras de emissão de cheques e duplicatas a serem enviadas para o Banco Safra todos os dias. Os anos se passaram e pousei minha aeronave no Estado de Rondônia, deixando para trás 26 anos de centros urbanos (Rio e São Paulo) para conhecer uma Estado novo e com suas oportunidades peculiares. 

Nesses últimos dezoito anos de convivência tenho aprendido como os mercados são necessários e de acordo com as provocações de quem estimula tendências eles mudam com muita velocidade. Por isso é necessário ficar atento ao que estou chamando de NECESSIDADES DIÁRIAS. Nesse momento vou retornar a empresa ARISCO que era uma fábrica de produtos que atendiam as necessidades diárias das pessoas espalhadas pelo Brasil. Quando cursei a faculdade de marketing aprendi muita coisa importante, como os elementos principais e essenciais do marketing, mas foi com observação do comportamento humano e tudo o que cerca as pessoas que entendi que essas NECESSIDADES DIÁRIAS é algo no mínimo SURPREENDENTE. Hoje eu entendo quando o JUNIOR como era chamado o Sr. João Alves de Queiroz Filho, posicionou a Arisco como uma empresa empreendedora, pois na época fiz vários cheques para pagar XUXA, RUBENS BARRICHELO e seu pai Rubão (que chato ele era) entre outros artistas que estavam na mídia semanalmente e a empresa produzindo cada vez mais e entrando em novos mercados. Enfim, uma marca que foi trabalhando a necessidade diária das pessoas preparem seus pratos, fossem em casa ou nos restaurantes. 

As necessidades que a princípio consideramos apenas HUMANAS se estendem aos animais e vegetais. Vamos percorrer alguns mercados que são alimentados pelas necessidades diárias. O próprio JUNIOR é um homem bilionário e proprietário da Hiper Marcas que coleciona marcas assim como a Unilever e, todas voltadas as NECESSIDADES DIÁRIAS.

Aprendi a observar essas NECESSIDADES DIÁRIAS em tudo o que está a minha volta e do meu próprio uso diário e pessoal.
Vamos a lista:
Dentro do seu banheiro - estrutura

  • A porta
  • A fechadura
  • O espelho
  • O vaso sanitário
  • A Pia ou lavado
  • O suporte para pendurar a tolha
  • O Box
  • O tapete
  • A banheira (em alguns casos)
  • O armário
  • As tolhas do chão
  • As torneiras e os metais
  • Cesto de lixo

Dentro do seu banheiro - uso pessoal

  • Creme dental
  • Escova de dente
  • Fio dental
  • Antiséptico bucal
  • Desodorante
  • Sabonete
  • Creme de pentear
  • Gel
  • Shampoo
  • Cremes hidratantes
  • Cremes faciais
  • Cotonetes
  • Escova de pentear
  • Pente
  • Toalha de banho
  • Toalha de rosto
  • Papel higiênico
  • etc..


Todos esses itens são mercados individualizados que compõe um conjunto de necessidades diárias de uma pessoa. Cada item desse representa uma indústria que emprega pessoas que sustentam outras pessoas que usam esses produtos diariamente. Somos abastecidos e abastecemos mercado todos os dias. Alguns desses produtos tem vida útil muito curta, como, por exemplo, os  sabonetes, cremes dentais, shampoo, desodorantes, gel e papel higiênico são de consumo diário. Escovas dentais duram um pouco mais, mas tem vida curta. Escovas de cabelo tem um consumo mas lento, toalhas de banho o prazo é mais longo. Vamos imaginar 170 milhões de consumidores.....que mercado!


Assim são formados os mercados. Talvez você não tenha parado para prestar atenção a esses detalhes, mas são eles que movimentam bilhões de reais, dólares, euros e outras moedas pelo mundo. Depois que comecei a estudar o marketing na prática tornei-me um observador mais detalhista em relação ao que podemos fazer e aproveitar nesse mercado consumidor diário.

Hoje estou como Supervisor Comercial de uma empresa de TV por assinatura e, observo que a mesma, não se atentou aos dois principais eixos de seu negócio, pois trabalha com necessidades diárias das pessoas. Mas os caciques não ouvem, então eu não vou dar pérolas que me custam horas de leituras e análises do mercado consumidor. Não sei o que você faz, mas é importante analisar o contexto do mercado que sua empresa está inserido e quem sabe mudar o foco para um mercado mais ávido para consumo.





Espero ter ajudado a ampliar mais a visão no mercado varejista que tem por hábito o consumo diário. Tenho plena certeza que ocorrerá uma observação aos fatos que outrora passaram desapercebidos pelos olhos que são bombardeados pelas mídias diárias que causam perturbações e dúvidas. Permita-se inovar sempre naquilo que está fazendo!  Sucesso.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário