sexta-feira, 13 de maio de 2011

Os produtos vencidos que chegam ao Brasil


Estamos a basicamente três anos da Copa do Mundo de Futebol que ao que indica será no Brasil. Com tantas armações e desvios de verbas a festa que têm sido um sucesso em todos os países que sediaram até o ano de 2010 na África do Sul, o Brasil corre um sério risco de fazer vergonha mundial. Mas pensando bem será que esses dirigentes ou gestores de marcas estão de fato preocupados com isso?


Um globo terrestre que abriga inúmeras empresas que desejam que suas marcas percorram os quatro cantos através do esporte para alcançar a mente dos consumidores nos eventos específicos, que pagam milhões de dólares para promover seus nomes estão com as orelhas em pé, pois o país que será a sede da copa sequer consegue manter uma educação de qualidade e a saúde é uma vergonha nacional. Mas, os maquiadores estão prontos para agir e com certeza tirar proveito de tal situação.

Com o advento da copa em 2014 os produtos brasileiros que saíram a peso de ouro e outros a peso de banana, brilharam nas vitrines internacionais e arrecadaram somas consideráveis de dinheiro, agora estão de volta. Com caras limpas e a grande maioria com graves problemas de condição física ocupam lugar de destaque nos grandes clubes brasileiros.

O Brasil ainda é considerado um grande celeiro de talentos em várias áreas, inclusive no futebol. Fico impressionado como esse segmento de futebol arrecada dinheiro. São jogadas altíssimas que geram milhões de reais e dólares.

O segmento de futebol é um excelente negócio. Vamos fazer uma viagem e perceber que os campos de futebol são os verdadeiros painéis de espaços publicitários. Tem placa em todos os lugares dos estádios. No uniforme dos jogadores as marcas são fixadas em todos os ângulos, onde até os árbitros são se tornaram garotos propaganda de algumas marcas. O que me chama a atenção é que as emissoras são obrigadas a veicular as marcas nos uniformes. Em troca são gastos milhões anuais para que as marcas possam ser distribuídas pelos quatros cantos do país e do mundo.


Mas os nossos produtos vencidos são absorvidos como se estivessem no prazo de validade. Vamos alguns casos mais recentes. No Fluminense o caso de FRED é notório, pois era reserva de um clube francês e com problemas musculares foi comprado a peso de ouro e não consegue sair do departamento médico com problemas de lesão, ainda bem que a patrocinadora é Unimed que cuida da saúde de alguns privilegiados no pais. Mas cada torcedor carrega a marca a quase doze anos nas suas camisas. São mais de 12 milhões de contrato anual. Não conformados trouxeram o DECO, outro jogador caro no passe e nos salários e vive machucado. Mas o caso mais impressionante foi o de RONALDINHO GAÚCHO que foi leiloado entre alguns clubes e para sorte ou azar caiu no Flamengo. Que festa, que amor, mas até quando vai durar essa lua de mel? Interessante é que só faz bem ao bolso do jogador, que conseguiu enganar a NAÇÃO RUBRA NEGRA e não consegue jogar mais o que o consagrou no Barcelona da Espanha. Mais um produto vencido que foi absorvido nas vitrines brasileiras. Vamos encerrar com o caso de LUIS FABIANO do São Paulo Futebol Clube. Contratado a peso de ouro, teve uma mega apresentação e está no departamento médico. O TIMÃO contratou o IMPERADOR Adriano, mas deve jogar bola somente em setembro de 2011. Como temos produtos vencidos em nossas prateleiras e ainda conseguem enganar milhares de brasileiros que se encantam pelo segmento do futebol.

Será que você compra produtos vencidos e acredita que está fazendo um bom negócio? Quando você vai comprar um apartamento, um carro, um terreno, uma casa o que de fato você leva em conta para ter te convencido a levar a marca para sua casa?

Cuidado com os produtos vencidos que estão se preparando para governar nossos municípios a partir do ano que vem. Os rótulos podem enganar e mostrar o que os conteúdos são bem diferentes.

Um forte abraço e fique de olho vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário