sábado, 18 de dezembro de 2010

Vamos Brindar ao Novo!



Meus amigos vamos a passos largos, deixando o ano de 2010 para trás e com ele as lembranças de momentos que vivenciamos de alegria, frustração, ansiedade e tantos outros sentimentos, mas sempre fica a esperança de que o ano que se aproxima será melhor, próspero e que vamos realizar os sonhos que estão em atraso.

Assim vivem os brasileiros e eu acredito que os outros países que vivem sobre o jugo de tiranos de terno e gravata que falam bonito e sabem convencer os mais empobrecidos.

Desejo do fundo do meu coração que em 2011 eu e você alcancemos os nossos objetivos e que sejam reais e alcançáveis e que no decorrer de cada possamos analisar e ter a certeza de que vencemos mais um dia.

Sucesso de verdade em 2011.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

VELOCIDADE...................


O sangue corre pelas veias e artérias em nosso corpo com uma velocidade surpreendente. Se tomarmos uma injeção na veia em questões de minutos e até em segundos já produz efeitos extraordinários.


Estamos vivenciando essa mesma realidade nas notícias que correm os nossos dias e tomam conta da vida de milhões de pessoas. Somos bombardeados com mais de 12 mil informações de propaganda misturada com publicidade e outras coisas.


Com uma avalanche de informações que percorrem as mais estranhas localizações e penetram os mais diferentes tipos de computadores, assim está formada a rede de informações chamada de INTERNET.


Recebo vários e-mails diariamente de todas as classes e segmentos, mas percebi que nos últimos dias essa rede pode alterar comportamentos e pode influenciar decisões importantes do nosso contexto de vida.


Uma guerra foi iniciada com a chegada das eleições. A cada dia a soma de e-mails que chegam com todos os tipos de mensagens que vão dos “advogados de defesa” aos “promotores” dos seus candidatos. Falam mal, desdenham, ofendem, criticam, elogiam e quase morrem pelos “salvadores da pátria” um misto de amor e ódio por causa de seus eleitos. Para operacionalizar essa batalha e com velocidade recorde, somente a internet pode ter tamanha eficácia juto ao mercado eleitoral.


O que me chama atenção é a VELOCIDADE que circula a informação e o PODER de agregar valor ,ou não, a determinada informação.

Tenho lido sobre as redes sociais e estou abismado com o poder de influência que elas podem exercer sobre as pessoas.


Como vamos aproveitar essas ferramentas a nosso favor?

Simplesmente INOVE!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

AS FACETAS DO MARKETING


Num planeta onde tudo muda na velocidade da luz, os mais desavisados navegam sem saber onde vão atracar seus navios. Empresas que iniciaram seus projetos para longo prazo e não flexibilizaram seus planejamentos estratégicos, já estão em apuros. Mas o que fazer para acompanhar as mudanças?

Vamos para a última e derradeira semana de campanha política no Brasil, onde os mais espertinhos e com mais grana capricharam no marketing e elaboraram as melhores estratégias para pegar o eleitor com suas ferramentas de sucesso. Quem PODE mais CHORA menos. Tive a oportunidade de ver vários programas eleitorais e fiquei imaginando o quanto o marketing pessoal deixou de ser aplicado na campanha de alguns candidatos.

Bom, mas os privilégios são de poucos num país em que o slogan d governo federal é uma grande mentira "BRASIL UM PAÍS DE TODOS" deveria ser "BRASIL UM PAÍS DE POUCOS".

O que o marketing tem a ver com tudo isso? Ele serve para favorecer aos que souberem trabalhar com ele, ou seja, ele pode ser para o bem ou para o mal, depende como vão utilizá-lo. O marketing, não é um ser vivo com vontade própria que escolhe servir aos bons ou maus. É uma ferramenta que é simplesmente aplicada na condições onde se exige resultados satisfatórios.


O marketing é um conjunto de procedimentos que operam para alcance de resultados. Quem vai operar determina que tipo de ação será executada, independe do marketing, mas está ligada diretamente a quem o opera.

Os "marketeiros" da DILMA são muito bons, pois conseguiram formatar uma pessoa que não existe, numa figura prá lá de amorosa. Isso é o o poder do marketing, às vezes é usado para o bem, mas no caso do mundo político, quase sempre para inventar um produto que possa atender as necessidades do consumidor, mas na verdade esses produtos são uma fraude, ou digamos, MADE IN CHINA.

Aproveite e faça uma analise nos PLANOS DE MARKETING dos atuais candidatos e você encontrará as falhas mais grosseiras já vistas em marketing.

Simplesmente Inove!


Um grande abraço

quinta-feira, 29 de julho de 2010

TERCEIRA AÇÃO

Vamos concluir com a terceira ação que pode mudar uma trajetória de vida. No dia a dia procuro praticar as coisas que aqui escrevo, pois se assim não fizer serei mais um que incita a prática e não sai da teoria.

Recebi um desses e-mails que chegam diariamente em nossas caixas postais e o conteúdo me chamou à atenção, pois falava de um professor que estava assumindo a cadeira de fisiologia numa faculdade de medicina e a turma retornava de férias e todos queriam colocar as novidades em dia.

O professor já escolado e experiente tentou por várias vezes iniciar a aula sem obter sucesso. Tomou a atitude de dar um grito e chamar a atenção para si informando sobre a seguinte situação:



"Na vida somente algumas pessoas fazem as diferença nas coisas que se propõe a fazer, dos médicos, dos advogados, dos dentistas,dos engenheiros e dos profissionais que encaram uma faculdade para alcançar seus objetivos, somente 5% deles fazem de fato a diferença o restante se perdem no meio do caminho e ficam na grande maioria dos que somam as multidões"

A verdade é plena e absoluta no que dz respeito a fazer a diferença. Encontramos pessoas que realmente se aplicam a fazer valer o que aprenderam e querem fazer algo a mais pelo próximo e por pessoas que estão ao seu lado.

A terceira ação é fazer a diferença no que se propõe e ser de fato, não seguir a multidão, pois o principio de que a "voz do povo é a voz de DEUS" está completamente equivoca, pois a voz do povo tem se mostrado burra na grande maioria das vezes e com isso o que chamamos de DEUS ainda compactua com essa burrice.



Ação que muda é muitas das vezes ir contrário ao que a grande maioria diz estar correta.

Para fazer um marketing inteligente é necessário três passos importantes:

1º - Saber aonde está e aonde deseja chegar.

2º - Sair do quadrado e observar as alternativas que o mercado aponta.

3º - Consagrar-se naquilo que se propõe a fazer.

Tenho plena certeza que os resultados vão aparecer naturalmente e que o desejado se concretizará com sucesso.

Um grande abraço a todos e desejo que as ações que mudam possam influenciar na sua jornada de vida.




Simplesmente Inove!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

SEGUNDA AÇÃO



Após tomar conhecimento de onde está e onde desejar chegar fica mais fácil entender que caminhos podem ser trilhados e como devemos nos livrar das armadilhas e dos ladrões do tempo. No tempo somos marcados, mas com o tempo somos curados. No tempo somos moldados para aplicarmos os nossos conhecimentos no tempo certo.

A segunda ação que tem o poder de mudança em nossa vida é quando nos permitimos ousar e ir além daquilo que foi estabelecido pelos outros no decorrer dos anos e do tempo.

Vou fazer uma narrativa que descobri com o decorrer do tempo, peço a sua atenção:





Quando seus pais souberam que você viria logo tomaram iniciativas, tais como:

* Preparar seu quarto;
* Seu berço;
* Seu enxoval;

Chegou o grande momento da chegada ao mundo e você vai se deparar com uma realidade que chega a assustar. Vamos a chegada!



Na maternidade:

* Sua mãe aguarda o momento do parto numa cama QUADRADA;
* Entra no centro cirúrgico QUADRADO;
* Deita no leito QUADRADO;
* Você é retirado e colocado numa maca QUADRADA;
* Levado para um berço QUADRADO;
* No quarto QUADRADO;
* As vezes a enfermeira QUADRADA.

Em casa:

* É colocado no bercinho que o papai comprou que é QUADRADO;
* A banheira para os banhos diários QUADRADA;
* o Quarto e QUADRADO;
* A televisão é QUADRADA;
* A casa é QUADRADA.

Na escola;

* As mesas são QUADRADAS;
* As salas são QUADRADAS;
* Cadernos QUADRADOS;
* Os quadros hoje na sua grande maioria ainda QUADRADOS:
* Alguns professores também QUADRADOS;
* Quando chega a formatura os canutos até parecem redondos, mas quando abrem são QUADRADOS;

Na faculdade:

* A estrutura dos prédios tem sua arquitetura na maioria QUADRADA;
* As salas são QUADRADAS;
* Cadernos QUADRADOS;
* Os quadros hoje na sua grande maioria ainda QUADRADOS:
* Alguns professores também QUADRADOS;
* Quando chega a formatura os canutos até parecem redondos, mas quando abrem são QUADRADOS;
* Os formando saem multiplicando seus conhecimentos na maioria dos casos de forma QUADRADA;

Nas empresas há uma repetição das formas:

* Prédios QUADRADOS;
* Salas QUADRADAS;
* Móveis QUADRADOS;
* Computadores QUADRADOS;
* E em alguns lugares os chefes também são QUADRADOS;

"Mas a vida é uma caixinha de supresas e numa bela manhã de sol" você passa mal e vai para hospital.

No Hospital

* Que é QUADRADO;
* Recepção QUADRADA;
* Enfermaria QUADRADA;
* Leito QUADRADO;
* Enfermeira QUADRADA;

Num momento de crise você veio a falecer.

O que te espera?

* Uma pedra QUADRADA para colocar seu corpo;
* Numa capela QUADRADA;
* Uma urna funerária linda, mas QUADRADA;
* Vai para o Cemitério da Saudade que é QUADRADO;
* Colocado numa cova QUADRADA;
* Colocam uma estrutura de jazigo QUADRADA;
* Ás vezes um retratinho REDONDO;

Essa foi uma trajetória que observei nesses momentos de contemplação que a vida oferece. Quase tudo que cerca nossa vida está na geometria do QUADRADO e somos levados e imaginar que devemos viver permanentemente dentro de quadrados emocionais, psíquicos entre outros, pois a lista é grande, mas é necessário SAIR DO QUADRADO. Do lado de fora é que podemos ver as oportunidades que nos esperam, precisamos criar, inovar, ir além.



Se sairmos dos quadrados da vida e nos posicionarmos para fazer a diferença seremos pessoas capazes de mudar as circustâncias.


Simplesmente observe e saia do QUADRADO. Essa ação transforma situações!

Um grande abraço!

quarta-feira, 30 de junho de 2010

PRIMEIRA AÇÃO

É imprescindível para qualquer situação que envolva pessoas, projetos e planejamentos que seja definido onde quer chegar. Os passos a serem trilhados numa jornada partem da premissa de ONDE nós estamos e AONDE queremos chegar. Por diversas vezes já pesenciei reuniões que não se definiu onde chegar. Arrumar o cenário, pessoas para operar o sistema e quanto vai gastar foram as prioridades e em momento algum fazer a pergunta: ONDE QUEREMOS CHEGAR?


Você pode ter o melhor barco, navio ou mesmo um transatlântico se não souber o destino de chegada será desperdício. Não adianta comprar uma casa de oito quartos se sua familia está reduzida a você, sua esposa e seu filho. Comprar um computador com a melhor configuração com placas de vídeo e sistemas avançados para trabalhos gráficos e vai usar o WORD para produzir textos.

.
É importante saber qual é a sua missão enquanto cidadão da terra. Que espaço você ocupa entre os seres humanos. O que você pode fazer pelo seu grupo, familia, parentes, amigos, redes sociais entre outros afins. Não sabendo identificar qual a sua identidade, qual o seu potencial ativo e como você poderá contribuir no contexto das pessoas, sua missão fracassará

Para onde ir se não sabe onde chegar? Para que as mudanças ocorram de forma positiva é necessário saber o que deve ser mudado. Essa posição define quais ferramentas e como utiliza-lás de forma mais eficaz.

Se deseja caminhar e mudar alguma coisa em sua vida pessoal, no trabalho ou no meio que você convive é fundamental saber onde deseja chegar.

Sabedor dessa primeira ação a segunda será uma seqüência natural para chegar a terceira e consolidar mudanças significativas.

Aguarde a próxima ação! Até lá!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

TRÊS AÇÕES QUE MUDAM

Vamos discorrer nos próximos títulos sobre as ações que mudam. Parece redundante, mas é exatamente assim que funciona. Existem milhares de ações que podem mudar alguma coisa em algum lugar ou em pessoas, mas vou trabalhar apenas em três que me fizeram entender e perceber porque erramos tanto no decorrer de nossas vidas.

Espero poder ajudar de alguma forma a perceber e refletir quanto à melhoria da qualidade de vida.

Sou relativamente critico as fórmulas mágicas de palestrantes e pessoas renomadas que vendem as porções de felicidade e sucesso nas formas de palestras entre outros artifícios da comunicação. Fico observando como são sutis as palestras e como pegam pessoas e colocam suas receitas de fazer sucesso e alcançar a felicidade num passe de mágica. As receitas de culinária são formadas em duas etapas, sendo a primeira os ingredientes e a segunda o modo de preparo. É exatamente ai que está o X da questão. Vendem aos interessados como funciona a primeira etapa (os ingredientes), mas não revelam como funciona a segunda etapa (modo de preparo).



Eu não tenho uma receita de bolo ou de qualquer prato da culinária para repassar, apenas algumas coisas que observei no decorrer de minha vida, principalmente nos meus dezesseis anos morando no Estado de Rondônia.





Fico pasmo com a rapidez da evolução da comunicação e como somos capazes de proporcionar as mais extraordinárias mudanças no sistema de interação entre as pessoas através das máquinas criadas pelo próprio homem.




Vejo uma geração de pessoas que fazem das máquinas seus aliados e transformam as relações interpessoais cada vez mais impessoais. Há uma busca pelo descobrimento de como ser melhor e mais eficaz no uso das ferramentas de comunicação. Os melhores filmes de animação dos comerciais, as melhores campanhas publicitárias nascem muitas das vezes em cubículos apertados e cheios de ferramentas que proporcionam as melhores imagens e os melhores textos. Como pode alguém fazer tanto sucesso e nem sequer aparecer na mídia?



Quantos anônimos preenchem espaços com seus potenciais e fazem a diferença? Quantos tímidos proporcionam verdadeiras soluções aos mestres da comunicação? Na verdade as pessoas que são consideradas bem sucedidas dependem de pessoas que estão no anonimato, mas não desconectadas.


Por que de muitas pessoas não fazerem sucesso e outras com coisas tão simples ganham o mundo e os holofotes? Pessoas que se dedicam horas a fio a fazer ou construir algo e outros que com apenas algumas horas já produzem o máximo com o mínimo? Tem algum segredo? Acredito que sim! Qual? Não sei responder, apenas me limito ao fato de que existem três coisas importantes que precisam ser ditas...

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

NÃO PECHINCHE PARA O BOM ATENDIMENTO



O atendimento ao cliente é o calcanhar de Aquiles de muitas empresas. Enquanto a empresa for de pequeno porte e principalmente quando esta iniciando, muito cuidado para não cair a tentação de escolher colaboradores por sua baixa pretensão salarial. A melhor ferramenta para aumentar as suas vendas é o profissional de vendas bem preparado. A venda começa bem antes, na seleção de pessoas que irão trabalhar com você.

O fator isolado mais importante para o sucesso dos negócios é a seleção das pessoas. Colocar as pessoas certas nos lugares certos. Como a pequena empresa tem poucos colaboradores, a dependência do bom desempenho de cada um para o resultado é fundamental. Vamos dar um exemplo bem claro de como funciona: se você tem 100 colaboradores, teoricamente para alcançar 100% do resultado precisa que cada um colabore com 1%, já se tiver apenas dois funcionários seu sucesso dependerá em 50% de cada um.

Segundo a Lei de Pareto, conhecida também como a Lei 80/20, 80% das vendas no mundo dos negócios são realizados por 20% dos vendedores e os restantes das vendas são fruto do trabalho de 80% dos vendedores. Pesquisas realizadas no varejo norte americano revelam que vendedores bem preparados e que gostam do que fazem vendem até sete vezes mais do que os vendedores comuns, o que confirma a sabedoria popular de que “o barato sai caro”.

Sua equipe é ou está vendedora?


O coração da empresa são as vendas. Nada acontece na empresa enquanto não tiver um pedido de cliente, diga-se de passagem, vale para todas as empresas. Não adianta ter o máximo em tecnologia, as melhores instalações e o programa mais eficaz, se não houver clientes. A venda é a engrenagem que move todas as demais. Ela e o ponto de partida que põe toda a empresa em movimento. A função de atendimento tem sido a porta de entrada no mercado de trabalho para muitos jovens. Os mesmos compensam a falta de experiência, com um dos principais ingredientes das relações humanas que é o otimismo diante da vida que se expressa pela simpatia e pelo sorriso.

Num mundo globalizado em que as mercadorias e preços são cada vez mais semelhantes o bom atendimento faz toda diferença. Por isso, a função de atendente deixou a muito tempo de ser o ritual de iniciação na vida corporativa requerendo cada vez mais profissionalismo, ou seja, pessoas qualificadas para atuar na função.

Você, dono de um negócio está preparado para selecionar colaboradores para área chave do atendimento? Empresa que não retém clientes tem vida curta, o sucesso de qualquer negócio depende da habilidade de atrais, conquistar e manter clientes. Se não sabe selecionar as pessoas certas, busque ajuda com quem sabe, pois sem isso o seu sonho de sucesso nos negócios poderá virar um pesadelo.

E você candidato a uma vaga na área de atendimento, está preparado para trabalhar nesta nobre função? Hoje, não basta conhecer os produtos ou serviços. Primeiro você precisa vender a sua credibilidade e de sua empresa. Em seguida mais do que as características dos produtos você precisa vender sonhos. Precisa focar as necessidades dos seus clientes. É preciso dar permanente resposta a pergunta que não quer calar dentro de cada cliente: “O que eu ganho com isso?”.

Venda os benefícios e nas cãs características dos seus produtos e serviços. Seja doutor em seus produtos, saiba principalmente o que ele faz por seus clientes. Contato de atendimento deve ser cada vez mais personalizado. Antes de vender é preciso “entender para atender”, o que se faz perguntando e sabendo ouvir. Muitas vendas e clientes são perdidas porque os vendedores não sabem ouvir, ignoram a lógica da anatomia humana de que temos dois ouvidos e apenas uma boa, o que sugere que devemos ouvir duas vezes mais do que falamos.

A excelência do atendimento não tem nada a ver com vendedores que grudam nos clientes tirando-lhes a liberdade. A comunicação torna-se mais eficiente e eficaz quando utilizamos os cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato e gustação). É preciso levar os clientes a querer explorar os produtos e suas funcionalidades. Nada convence tão rápido o cliente das vantagens e benefícios de uma proposta como a sua experimentação.

Vivemos a era dos clientes informados e exigentes, que buscam mais do que satisfazer suas necessidades e desejos, eles querem experiências, emoções, anseiam pelo reconhecimento de sua importância e querem ser tratados como únicos. E merecem, porque embora nem sempre tendo razão, eles são a razão de ser de qualquer negócio.

Para começar bem, comece sem pechinchar no que é fundamental para seu negócio. Para quem é candidato (a) a trabalhar com atendimento é fundamental a busca pela melhor informação dos produtos e serviços e um pouco de analise de comportamento humano.

No mais é buscar a inovação e inovar sempre!

Sucesso...