sábado, 15 de janeiro de 2011

Pesquisa: O eixo do marketing


Nos meados dos anos 80 a empresa de transporte rodoviário Itapemirim lançou um slogan que sempre me vem a memória: "O futuro sobre três eixos". Estava se referindo ao novo modelo de ônibus que lançaria no mercado competitivo de transporte interestadual. Muito famosa na região sudeste e nordeste do Brasil enfrenta até o dia a concorrência cada vez mais acirrada. O trecho RIO - SÃO PAULO é muito movimentado, tanto no aéreo, como rodoviário. Tive o prazer de desfrutar de uma briga que até o dia de hoje ela existe e creio que, não deve parar nem tão cedo.

O tempo passa rapidamente e nós experimentamos mudanças cada vez mais rápidas. Na década de 80 o transporte entre esse eixo Rio-São Paulo era muito intenso e, por isso, o ônibus era o meio mais utilizado pela população de média e baixa renda. No Rio de Janeiro as empresas ITAPEMIRIM, EXPRESSO BRASILEIRO e VIAÇÃO COMETA disputavam cada passageiro que desejava fazer o trecho. Os ônibus eram modernos para a época, o que hoje acharíamos verdadeiras carroças.

Mas a vida é uma caixinha de surpresas e através da pesquisa de mercado e observando as necessidades que surgem com o avanço da tecnologia, as empresas foram mudando seus ônibus e oferecendo um "algo a mais" na relação com seus clientes. O Resultado dessas mudanças é a permanência da MARCA na mente dos consumidores. Prova disso é a produção desse inicio de texto que mostra minha lembrança nas marcas que fazem história nesse segmento.

A mudança de comportamento do ser humano ocorre através das ações em buscas das melhorias continuas. Os aparelhos de telefone celular obtiveram avanço, baseado no crescimento dos relacionamentos das pessoas. As redes sociais que crescem diariamente oferecem a outros segmentos a possibilidade de inovar seus produtos e serviços e, com isso, o surgimento de novos produtos e serviços a cada semana.

Isso é possível porque existe a LEITURA DE MERCADO que é registrada através da PESQUISA. Essa ferramenta poderosa é capaz de prever mudanças de comportamento com certa antecedência e permite aos que produzem a possibilidade de gerar produtos e serviços que possam atender aos respectivos mercados e satisfazer a momentânea necessidade. Isso porque somos perpétuos geradores de necessidades.

Após participar de um processo de pesquisa de mercado e fazer contato com empresários e gestores de empresas privadas, fui percebendo que sem a PESQUISA as mesmas ficam sem eixo para trabalhar suas estruturas e perdem muito tempo e demoram atingir seus mercados alvo. Muitas nem chegam a atingir, compram e enchem seus estoques, mas não tem foco, nem tão pouco, direcionam aos verdadeiros interessados.

Centenas de empresas investem somas consideráveis de dinheiro em propaganda e sequer sabe quem é seu público-alvo. Outras fazem campanhas e montam estratégias em cima de suposições, mas a minoria consegue estabelecer estratégia com base nas PESQUISAS de mercado.

Vou abordar esse tema a partir de agora, pois a necessidade é latente e tenho a possibilidade de ajudar de alguma forma. Estou atuado na área de marketing dentro de um Instituto de Pesquisas.

Não paramos por aqui, na verdade esse será um inicio de muitos artigos que informará e promoverá a necessidade de FAZER PESQUISA.

Para inovar em seu negócio é necessário PESQUISAR.
Guarde essa dica: INFORMAÇÃO + ESTATÍSTICA = ESTRATÉGIA

Um grande abraço!


Simplesmente Inove!

Nenhum comentário:

Postar um comentário