quarta-feira, 21 de outubro de 2009

MARKETING COM POUCO DINHEIRO

No artigo anterior comentei rapidamente sobre MARKETING SEM DINHEIRO e fiquei processando as informações. Embora tenha sido muito superficial, pois a intenção era simplesmente fazer um alerta, mas afinal de contas o assunto é sério e, não pode ficar na superficialidade.

É possível fazer marketing sem dinheiro desde que seja analisado que tipo de marketing deseja fazer.

No marketing tem o chamado COMPOSTO DE MARKETING que envolve diretamente:

O PRODUTO
O PREÇO
A PROMOÇÃO
A PRAÇA (CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO)

Vamos relembrar sobre cada um:

O PRODUTO

Em Marketing, a palavra produto significa mais do que um bem, serviço ou idéia. O produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para sua apreciação, aquisição, uso ou consumo para satisfazer um desejo ou necessidade. O valor de um produto está na capacidade que ele tem de ajudar a satisfazer as necessidades do usuário.

CICLO DE VIDA DO PRODUTO:
* Desenvolvimento – Custos de investimentos crescentes.
* Introdução – Lucros inexistentes (pesados custos)
* Crescimento – Aceitação do mercado (lucros crescentes)
* Maturidade – Vendas diminui (Lucros estabilizam).
* Declínio – Vendas e lucros decaem. Reposicionar a empresa.

O PREÇO

A correta formação dos preços de Venda é questão fundamental para sobrevivência e crescimento auto-sustentado das empresas, independente do seu Porte e sua área de atuação. Desta forma é importante para as empresas estabelecerem estratégias para suas políticas de preço de forma a definir:


* Os níveis de preços necessários para obtenção do seu equilíbrio operacional;
* O capital de giro originado por cada produto comercializado;
* Retorno sobre o patrimônio Líquido Objetivado.

A PROMOÇÃO

Promoção é o elo de comunicação entre vendedores e compradores. As empresas usam meios diferentes para enviar suas mensagens sobre bens, serviços e idéias. A mensagem pode ser comunicada diretamente pelo pessoal de vendas ou indiretamente por meio de anúncios e promoções de vendas. O composto de promoção compreende:


* Propaganda: Criar demanda através dos meios de comunicação. Coloca o objeto a ser promovido em todos os lugares através da televisão/rádio/internet/outdoor/painéis…
* Promoção de Vendas:
* Promoções ao Consumidor;
* Promoções Empresariais;
* Promoções para Equipe de Vendas.

* Merchandising: (Merchandise = mercadoria) É toda atividade desenvolvida no Ponto de Venda com a finalidade de gerar visibilidade e disponibilidade de um produto.

A PRAÇA

O ponto de venda ou distribuição pode ser entendido como combinação de agentes através dos quais o produto flui, desde o vendedor inicial (geralmente o fabricante) até o consumidor final. Ou seja, o Canal de Distribuição é a trilha percorrida pelo produto do produtor ao consumidor, com participação ou não de intermediários.
As finalidades essenciais que o canal de distribuição deve atender são: movimentar fisicamente os produtos e promovê-los, retornar informações sobre o mercado, ensejar custos de marketing reduzidos e maximizar resultados e lucros.

CONCLUINDO...


Entender esses conceitos e caminhos a serem percorridos facilita a abertura da visão em relação a como proceder com o produto a ser comercializado.
Não podemos simplesmente amanhecer e desejar que todas as pessoas comprem nossos produtos e esgotem nossos estoques, num simples toque de mágica que idealizamos na noite anterior. As coisas não ocorrem sem que haja planejamento e delineado um caminho a percorrer.

Os 4Ps como é chamado o composto de marketing é um método que requer elementos básicos e estratégicos para que os produtos a serem comercializados possam de fato atender as necessidades e desejos das pessoas.

Um empreendedor deve colocar em prática tudo aquilo que visualiza em sua mente e através dos métodos prepararem suas idéias para dar certo e não morrer nos primeiros meses de vida por conseqüência de mau planejamento. Existem idéias extraordinárias, porém muitas delas, por falta de planejamento e metodologia elas morrem precocemente.

É possível fazer marketing com pouco dinheiro, mas é necessário seguir passos que muitas vezes incomodam aqueles que sonham demais e aborrecem as formalidades necessárias para o bom andamento dos negócios.

A base de um negócio de sucesso está no seu controle.

Lembre-se: Simplesmente Inove!

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