É possível fazer marketing sem dinheiro desde que seja analisado que tipo de marketing deseja fazer.
No marketing tem o chamado COMPOSTO DE MARKETING que envolve diretamente:
O PRODUTO
O PREÇO
A PROMOÇÃO
A PRAÇA (CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO)
Vamos relembrar sobre cada um:
O PRODUTO
Em Marketing, a palavra produto significa mais do que um bem, serviço ou idéia. O produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para sua apreciação, aquisição, uso ou consumo para satisfazer um desejo ou necessidade. O valor de um produto está na capacidade que ele tem de ajudar a satisfazer as necessidades do usuário.
CICLO DE VIDA DO PRODUTO:
* Desenvolvimento – Custos de investimentos crescentes.
* Introdução – Lucros inexistentes (pesados custos)
* Crescimento – Aceitação do mercado (lucros crescentes)
* Maturidade – Vendas diminui (Lucros estabilizam).
* Declínio – Vendas e lucros decaem. Reposicionar a empresa.
O PREÇO
A correta formação dos preços de Venda é questão fundamental para sobrevivência e crescimento auto-sustentado das empresas, independente do seu Porte e sua área de atuação. Desta forma é importante para as empresas estabelecerem estratégias para suas políticas de preço de forma a definir:
* Os níveis de preços necessários para obtenção do seu equilíbrio operacional;
* O capital de giro originado por cada produto comercializado;
* Retorno sobre o patrimônio Líquido Objetivado.
A PROMOÇÃO
Promoção é o elo de comunicação entre vendedores e compradores. As empresas usam meios diferentes para enviar suas mensagens sobre bens, serviços e idéias. A mensagem pode ser comunicada diretamente pelo pessoal de vendas ou indiretamente por meio de anúncios e promoções de vendas. O composto de promoção compreende:
* Propaganda: Criar demanda através dos meios de comunicação. Coloca o objeto a ser promovido em todos os lugares através da televisão/rádio/internet/outdoor/painéis…
* Promoção de Vendas:
* Promoções ao Consumidor;
* Promoções Empresariais;
* Promoções para Equipe de Vendas.
* Merchandising: (Merchandise = mercadoria) É toda atividade desenvolvida no Ponto de Venda com a finalidade de gerar visibilidade e disponibilidade de um produto.
A PRAÇA
O ponto de venda ou distribuição pode ser entendido como combinação de agentes através dos quais o produto flui, desde o vendedor inicial (geralmente o fabricante) até o consumidor final. Ou seja, o Canal de Distribuição é a trilha percorrida pelo produto do produtor ao consumidor, com participação ou não de intermediários.
As finalidades essenciais que o canal de distribuição deve atender são: movimentar fisicamente os produtos e promovê-los, retornar informações sobre o mercado, ensejar custos de marketing reduzidos e maximizar resultados e lucros.
CONCLUINDO...
Não podemos simplesmente amanhecer e desejar que todas as pessoas comprem nossos produtos e esgotem nossos estoques, num simples toque de mágica que idealizamos na noite anterior. As coisas não ocorrem sem que haja planejamento e delineado um caminho a percorrer.
Os 4Ps como é chamado o composto de marketing é um método que requer elementos básicos e estratégicos para que os produtos a serem comercializados possam de fato atender as necessidades e desejos das pessoas.
Um empreendedor deve colocar em prática tudo aquilo que visualiza em sua mente e através dos métodos prepararem suas idéias para dar certo e não morrer nos primeiros meses de vida por conseqüência de mau planejamento. Existem idéias extraordinárias, porém muitas delas, por falta de planejamento e metodologia elas morrem precocemente.
É possível fazer marketing com pouco dinheiro, mas é necessário seguir passos que muitas vezes incomodam aqueles que sonham demais e aborrecem as formalidades necessárias para o bom andamento dos negócios.
A base de um negócio de sucesso está no seu controle.
Lembre-se: Simplesmente Inove!
Nenhum comentário:
Postar um comentário