
No decorrer desses anos vivendo nas terras do norte do Brasil, tenho aprendido que devemos fazer pesquisa em todos os segmentos possíveis. Principalmente para quem deseja abrir uma empresa ou potencializar seus conhecimentos profissionais, não pode deixar de lado tal precaução.
A grande maioria do povo brasileiro tem o espírito empreendedor, ou seja, querem trabalhar por conta própria. Quem sabe, não é por conta do DNA herdado nos tempos remotos da escravidão no Brasil. De uma coisa eu sei: tem muita gente corajosa espalhada por esse Brasil, trabalhando para ser empreendedor.
Pensando nesse quadro é que resolvi escrever um pouco sobre esse assunto. Centenas de pessoas tentam de alguma forma sobreviver a esse tsunami de impostos e encargos que o nosso governo impõe sobre os nossos ombros.
Quem não gostaria de melhorar sua condição financeira? O povo brasileiro é um guerreiro por natureza, pois suportar tamanha carga tributária e ainda pular carnaval como nós fazemos é ultra mágico.

Salário, vale transporte, vale refeição e cesta básica. É exatamente por isso que enfrentamos filas enormes nas grandes cidades para conseguir um emprego. Deixamos currículos em centenas de empresas e portais de colocação profissional. Isso vai criando um sentimento de impotência no cérebro e passa para as emoções. Penso que é a partir desse momento que brotam os empreendedores. Aquelas pessoas que resolvem deixar de lado todos os "privilégios" de estar empregado, para tentar a sorte de alguma forma, fazendo alguma coisa. Desse momento em diante o cérebro criativo sai em busca de encontrar soluções para sobreviver na grande guerra dos seres humanos, iniciam a jornada não calculada de como sobreviver no novo empreendimento.
No ano de 2009 li o livro "Na Toca dos Leões" de Fernando Morais. É a narrativa de vida de Washington Olivetto um dos maiores publicitários e ganhador de inúmeros prêmios nacionais e internacionais no segmento de publicidade.
O que de fato aprendi na leitura desse livro foi a persistência de Washington Olivetto em trabalhar como "empregado" por muitos anos. Ele teve a oportunidade de "abrir" seu próprio negócio, mas insistiu anos a fio em trabalhar como funcionário. Depois de consolidado abriu sua agência e faz sucesso até a presente data.
Erros que cometemos ao desejar abrir o próprio negócio é de fazê-lo sem capital inicial, sem capital de giro e muitas vezes sem a experiência necessária para desenvolver as habilidades profissionais concernentes o que se propôs a fazer.
Antes de "abrir" qualquer negócio primeiro tome alguns passos importantes:
1º - Escolha o que vai fazer ou vender;
2º - Quem vai comprar o que você vai oferecer;
3º - Onde você poderá vender seu produto ou serviço;
4º - Quais os canais que usará para divulgar seu produto ou serviço;
5º - Quanto você vai precisar para investir no seu negócio;
6º - Verificar de fato se existe possibilidades de abrir esse negócio.
Uma vez respondidas essas perguntas terá um prognóstico, ou seja, uma avaliação da situação inicial, o que não quer dizer que seu negócio será bem sucedido.
A realização de pesquisas após a abertura da empresa é quem vai nortear as reais estratégias de como perpetuar seu negócio. Muitas empresas nascem e falecem com menos de 2 anos de vida, por conta do posicionamento equivocado que tomam. Fazer pesquisa é como fazer exames laboratoriais, eles vão fornecer o que de fato está ocorrendo com o seu negócio e com o mercado, isso é diagnóstico. Baseado nas informações da pesquisa você pode elaborar estratégias para melhorar sua saúde empresarial.

Pesquise o que for necessário e que esteja relacionado ao seu negócio. Não abra mão dessa ferramenta importante e estratégica para sua sobrevivência. Mas você pode afirmar que não tem dinheiro para contratar uma empresa que realize as pesquisas e eu digo que você está certo, o que na verdade é de custo relativamente elevado, mas você pode realizar pesquisas de diversas formas, inclusive com seus clientes e potenciais clientes depois de iniciado o negócio.
Com tanta criatividade e poder empreendedor, não deixe de lado essa ferramenta que funciona de verdade.
Espero que essa reflexão tenha ajudado na construção de um empreendedor que está dentro de você.
Um forte abraço!

Simplesmente Inove.