Introdução...
Vamos iniciar o mês de junho, caminhando um pouco sobre o mundo do marketing e o que de fato significa essa ferramenta fabulosa. Muito tem se falado sobre marketing e seus efeitos e, por isso, vamos percorrer o que necessariamente consiste essa ciência.
A ORIGEM DO MARKETING
Normalmente o marketing é visto como a tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes, sejam estes pessoas físicas ou jurídicas. A palavra inglesa “marketing” origina-se de “market”, que significa “mercado”. Apesar de, tecnicamente, não ter tradução, marketing corresponderia algo como “mercadear” ou “mercantilizar”. O marketing tal como é praticado hoje, surgiu na Inglaterra como técnica para a promoção e administração de vendas, sendo hoje aplicado em todo mundo como um conjunto de técnicas gerenciais, de pesquisa e de comunicação voltadas para o esforço de vendas.
A essência da atividade do Marketing está na troca. Logo, seu surgimento acontece a partir do momento em que o homem pré-histórico passa a ter o sentimento de posse.
CONCEITOS
“O processo de planejamento e execução da concepção, definição de preços e promoção de idéias, bens e serviço para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais’ American Marketing Association (Nickels Wood, 2001, p.4)
“O processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores” KOTLER , AMSTRONG, 1993 p.2
“É tão básico que não pode ser considerado como uma função isolada. É o negócio inteiro, cujo resultado final depende do ponto de vista do CLIENTE”. Peter Drucker
Evidencia-se como a mais inteligente forma de relacionamento humano, que é servir ao próximo e, adiantando a esse propósito podemos dizer que é a idéia do “servir com lucro”
MARKETING PESSOAL
É a técnica de aplicar aos propósitos pessoais e /ou profissionais de indivíduos os princípios mercadológico-institucionais de adequação das empresas às necessidades e expectativas de seus vários públicos. É uma transposição de conceitos oriundos do campo das pessoas jurídicas para o campo das pessoas físicas.
É a valorização do produto pessoal (aparência) é cuidar da embalagem (corpo).
As empresas querem expor seus produtos da melhor forma possível, as embalagens devem estar atrativas, comunicando seus conteúdos. Você deve estar nas mesmas condições.
MARKETING DE RELACIONAMENTO
· Cuidar dos clientes;
· Saber o que estão precisando;
· Pesquisar sobre suas necessidades e desejos;
· Colocar à disposição uma equipe treinada;
· Ouvir as críticas e corrigir os pontos fracos;
· Recrutar pessoas competentes para atender de forma diferenciada.
Os clientes são partes do patrimônio de uma empresa!
Em princípio, visa atender às necessidades de alimentação e auto-preservação da sociedade num processo de troca de bens e/ ou serviços por valores monetários. Esse processo vem acompanhado do objetivo de satisfazer as condições materiais do ser humano.
É a soma de vários fatores:
- Conhecimento do mercado que vai atuar;
- Pesquisas estratégicas;
- Uso do Composto de Marketing – 4 Ps:
– Produto
– Preço
– Praça
– Promoção
Cuida de todos os aspectos relacionados à imagem da instituição e fixação da marca na memória do consumidor.
Com isso, o objetivo imediato é uma criação de atitude favorável, nos diversos segmentos do público, em relação à empresa ou qualquer outro tipo de organização.
Atuações:
- Marketing de Causa Social;
- Marketing Esportivo;
- Marketing Ecológico;
- Marketing Cultural;
- Marketing Político;
- Marketing de Celebridades;
A nossa jornada, não fica somente nesse conteúdo, pois as belezas e preciosidades do marketing vão muito além e com certeza nos ensinam a trilhar caminhos de sucesso. As organizações estão investindo mais capital em suas marcas e nas estratégias para conquistar e fidelizar sua clientela.
Simplesmente Inove!